Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Klotz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carbono Design, Cerâmica Calá, Dai Artesanato, Divino's Trancoso, Garimpo Moderno, Hugo França, Janete Costa, Marcenaria Abraão, Marcenaria Dati, Mauricio Arruda, Mestre Luiz Benício, Nei Cobre, Sergio J. Mattos, Toko Design Utilitário
  • Arquitetura: Estúdio OR+K
  • Projeto De Interiores E Decoração: TODOS Arquitetura
  • Equipe De Projeto: Mauricio Arruda, Fabio Mota, Laís Delbianco, Rogério Gurgel, Yuri Santana, Paula Megiolaro, Marcela Silveira, Carolina Lindenberg
  • Cidade: Trancoso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior
© André Klotz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em nossa primeira incursão na Bahia, cuidamos da decoração de uma casa de 330 m² projetada pelo Estúdio OR + K para o aluguel por temporada. Com isso em vista, era preciso manter certa neutralidade, mas sem abrir mão do clima rústico e chique tão marcante do Quadrado, principal ponto turístico do povoado, onde a casa fica - e se destaca pelo uso do branco junto das outras construções coloridas ao redor.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Klotz

Destacar a qualidade das peças produzidas por artesãos locais e reaproveitar materiais pautaram grande parte das intervenções, a começar pela canoa transformada em banco que fica na frente da casa. Poucos elementos, mas de importância, vieram de fora. Caso do armário feito com madeira de demolição que chegou de São Paulo com o destino traçado: viraria bar. A parede atrás dele foi erguida na medida certa de suas costas, já com a missão de protegê-lo.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© André Klotz

Nas quatro suítes, no lavabo, na cozinha e no amplo living, a linguagem é a mesma: materiais simples, refinados pela mão de obra local, dão o tom rústico e elegante que permeia todo o projeto. Cimento queimado, cobre, madeira de demolição, cerâmicas reaproveitadas e o sol da Bahia bastam.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores
© André Klotz

Diferente das outras construções coloridas do Quadrado, região central do povoado de Trancoso, a casa ganhou apenas tinta branca na fachada, o que ressalta ainda mais as madeiras reutilizadas em portas e janelas. Ao lado, outro exemplo inusitado de reciclagem: a canoa aposentada virou banco e repousa sobre a cerâmica terracota recuperada.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© André Klotz

A textura da madeira bruta no piso é agradável ao toque e dispensa tapetes. A mesa de centro leva assinatura de Hugo França. Sofá da Carbono Design e cadeiras vintage de vime da Garimpo Moderno. Preciosos fornecedores locais: mesa lateral, abajur e vasos da Cerâmica Calá, tamborete do mestre Luiz Benício.

Este armário feito de madeira de demolição veio de São Paulo especialmente para assumir o destaque no living como móvel-bar.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior
© André Klotz
Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Imagem 29 de 30
Planta Baixa Pavimento Térreo
Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© André Klotz

Na cozinha, acomodar uma ilha central otimizou o espaço e ajudou a multiplicar a área de trabalho e de refeições, necessárias numa casa de veraneio. O trecho central ganhou tampo de granito levigado, enquanto as bancadas laterais são de cimento queimado resinado. Repare ainda na graça das janelas com vidro martelado colorido. Torneiras e luminárias foram feitas pelo artesão local Nei Cobre, e os armários ripados, pela Marcenaria Dati. Bancos da MTrancoso e tábuas da Toko Design Utilitário.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© André Klotz

A fruteira de barro é criação da arquiteta Janete Costa, uma das grandes defensoras da cultura popular no design. Fica aqui nossa admiração - e homenagem carinhosa.

Um dos raros pontos de cor neste projeto mora na cadeira Cobra Coral, criação de Sergio Matos. Acima dela, peça de madeira decorativa vinda da Divino’s Trancoso. Note ainda o sutil ondulado das paredes - efeito do reboco santa-fé, comum tanto em casinhas mexicanas quanto nas espanholas e mediterrâneas.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta, Prateleira
© André Klotz

Preciosidades mantidas: desenhos que já estavam antes aqui e ali nas paredes da casa ganharam destaque pelo simples fato de que a pintura ao redor, agora totalmente branca, ressalta seu colorido. A autoria é desconhecida. Esse jardim interno é um respiro no acesso às suítes do térreo, lugar para curtir um descanso pós-praia ou jogar conversa fora. Sofá executado pela Abraão Marcenaria, tapete Dai Artesanato e pendente da Divino’s Trancoso.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© André Klotz

Carroceria de caminhão como cabeceira: sim! Mais uma solução que dá novo uso a materiais bacanas que seriam descartados. A estrutura de dossel, necessária para proteger contra mosquitos, é parafusada na estrutura da cama.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheira
© André Klotz

Espelho, arandela e torneira de cobre reafirmam o talento da produção local. O responsável é Nei Cobre. Cimento queimado resinado dá forma à bancada, pia e reveste todo o ambiente, criando uma atmosfera ao mesmo tempo rústica e elegante.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior
© André Klotz

A suíte principal do pavimento superior tem uma piscina particular cuja água se aquece ao longo do dia. É quase irresistível tomar um banho quentinho ali no começo da noite. Ao lado, a poltrona rede tem design de Mauricio Arruda.

Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior
© André Klotz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura" 29 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963356/casa-trancoso-estudio-or-plus-k-plus-todos-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.