Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de InterioresEdifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, CadeiraEdifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Mais Imagens+ 27

Beringen, Suíça
  • Arquitetos: Marazzi Reinhardt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  248
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bremo, KWC, Laufen AG, Seves Glassblock, System Murfor
  • Arquitetos Responsáveis: Sergio Marazzi
  • Cidade: Beringen
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schaub Stierli Fotografen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tivemos a oportunidade de adquirir uma propriedade a um preço muito favorável em uma localização de destaque na Vila de Beringen em Klettgau, na Suíça. Queríamos usar isso para implementar nossa ideia de arquitetura por meio de uma construção. Para que isso acontecesse, a cooperação com o município foi fundamental, além de inúmeros aspectos estruturais e oficiais. Graças à parceria resultante entre a autarquia, o cliente e os arquitetos, foi possível concretizar um edifício que oferece valor para o local e para a comunidade em geral.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schaub Stierli Fotografen

Atitude. O «Haus zum Pudel» nasceu também da vontade de desenvolver um pedaço da vila e de mostrar a nossa atitude em relação á arquitetura. Este objetivo foi perseguido, apesar das condições econômicas desfavoráveis.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Fachada
© Schaub Stierli Fotografen

Localização. Em um local de destaque, uma parcela da vila foi repensada. Em vez de um quiosque de 60 anos com um ponto de ônibus e um prédio residencial, e dificilmente habitável, existe agora um volume singular. Este segue o espaço da rua com uma curva. Nos fundos é feito referência ao terreno vizinho existente. O espaço exterior pertencente à propriedade e é ao mesmo tempo um espaço coletivo. 

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores
© Ladina Bischof

Homem. O terreno ajudou a ditar o programa: um ponto de ônibus combinado com uma loja e dois pequenos estúdios para pessoas que procuram uma casa fora do mundo residencial padronizado. Os usos se adaptam às condições do local. Isso cria situações não familiares, mas também libertadoras, que convidam as pessoas a se apropriarem da arquitetura.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Ladina Bischof
Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Imagem 23 de 32
Planta - Pavimento Térreo
Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores
© Ladina Bischof

Diálogo. Diálogos intensivos e negociações ao longo dos anos foram necessários para encontrar boas soluções para todas as partes envolvidas. Uma boa solução significa que todos vivenciam benefícios: por meio de uma iniciativa privada, a comunidade recebe um prédio novo que valoriza o espaço público. Em contrapartida, contribuiu para o financiamento com empréstimo, bem como deu garantias para o arrendamento dos estúdios. O bairro se beneficia com o esclarecimento da situação. Os moradores ganham qualidade e proximidade com o ponto de ônibus e um espaço ao ar livre que convida as pessoas a se encontrarem.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo
© Schaub Stierli Fotografen

Generalista. A consturção se caracteriza pelo esforço em discutir o máximo possível de aspectos, desde a ambientação até os detalhes. O arquiteto deve cada vez mais voltar ao edifício com suas miríades de facetas, entendendo a construção e os métodos construtivos.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Cadeira, Tijolo
© Ladina Bischof

Construir. Desde o início, o objetivo era criar uma arquitetura de valor com materiais simples refinados pelo artesanato. A alvenaria e o concreto à vista ou os pavimentos em madeira maciça apresentam vestígios do processo de trabalho. O revestimento e os materiais parcialmente reciclados distinguem certos lugares e criam uma contrapartida empolgante para a aparência crua.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Ladina Bischof

Construção. Uma construção abrangente em concreto, pedra e madeira cria credibilidade. Uma parede é apoiada pelas paredes internas de concreto enquanto sustenta o telhado de madeira. A distribuição e a construção da carga são legíveis e permitem que os usuários se apropriem da casa.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores
© Ladina Bischof

Material. Sempre que possível, os materiais não foram tratados e foram instalados diretamente. Desta forma, eles desenvolvem uma presença e um imediatismo que está ligado à arquitetura rural. As instalações são montadas na superfície e permitem usos múltiplos. Reparos e ajustes são fáceis de realizar. O funcionamento da instalação é compreensível e confiável. A qualidade da matéria-prima e da construção é mostrada deliberadamente. Os aparelhos e acessórios especialmente projetados também refletem o envolvimento com o projeto. 

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Ladina Bischof

Sensualidade. A arquitetura transmite uma nova imagem no tecido urbano do vilarejo. Ao mesmo tempo, a forma, o tipo de aberturas e a materialização são familiares ao povo ao longo da história do lugar. Isso cria algo novo e familiar. O edifício, com as suas pequenas aberturas retangulares, as entradas de grande porte emolduradas em pedra, o dossel estreito, bem como a sólida materialidade, é remotamente uma reminiscência do «Trotten», que pode ser encontrado em todas as aldeias da área suíças. 

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Interiores, Porta
© Ladina Bischof

Coragem e curiosidade. Embarcamos em uma aventura sem um desfecho certo, confiando que a coragem valeria a pena. Mas apenas a história do futuro mostrará se a estrutura terá seu valor.

Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schaub Stierli Fotografen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Uso Misto Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt" [Haus zum Pudel / Marazzi Reinhardt] 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962773/edificio-de-uso-misto-haus-zum-pudel-marazzi-reinhardt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.