Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra

Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra

© Maria Astaburuaga© Maria Astaburuaga© Maria Astaburuaga© Maria Astaburuaga+ 34

Curacautin, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  848
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:  Maria Astaburuaga
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Rothoblaas, Arauco, AutoDesk, Cadwork, Lumion, Timber, Topwood, Trimble Navigation, WoodArch
  • Arquiteto Responsável:Jaime Andrés Gatica Martínez
  • Engenharia:Jaime Chaperón Fonseca
  • Construção:Francisco Javier Cofré Esparza
  • Cidade:Curacautin
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Curacautín é uma comuna do Chile localizada na região de Araucanía, na província de Malleco. Ela está inserida em um enquadramento geográfico único que contém parques nacionais, águas termais, vulcões, lagos e zonas montanhosas que promovem o turismo como atividade de elevado valor para as economias locais. Curacautín é a porta de entrada para a macrozona da Araucanía Andina que inclui o Geoparque Kütralkura, como parte da rede global de geoparques da Unesco, além de estar diretamente ligado ao corredor Bioceânico Chile - Argentina. Sua localização, portanto, define condições únicas para se tornar polo articulador do turismo como uma cidade líder em serviços para o viajante que se aventura na sua variedade de paisagens montanhosas. 

© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
Corte
Corte
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

É neste contexto que as economias locais começaram a reconverter o seu passado de exploração florestal e assumir um novo papel turístico. Com isso, uma série de novas infraestruturas públicas procuram promover uma nova imagem do território e fortalecer os empreendimentos locais. O mercado de Abastos de Curacautín faz parte dessas novas instalações e está localizado em conjunto com o novo Terminal Rodoviário, obra desenvolvida pelo mesmo escritório e que reconstrói a antiga estação ferroviária do ramal de Púa. - Lonquimay incluindo a sua típica praça da estação como ponto de encontro dos cidadãos. Surge entre as duas obras, portanto, um conjunto harmonioso que vai definir a nova porta de entrada para os destinos turísticos que a comunidade oferece. Este novo espaço de intercâmbio será o primeiro no território Araucanía Andina que valorizará o patrimônio agroalimentar e cultural da região. Este trabalho visa divulgar a tradição do comércio justo local e tornar-se um ponto turístico para o fortalecimento da economia local e sustentável. Em termos programáticos, é uma estrutura destinada à permuta comercial de pequenos inquilinos, que conta com 32 lojas, praça de alimentação com refeitórios públicos e 4 cozinhas com comida típica, mais serviços anexos. O partido geral é criado a partir de dois volumes que contêm um espaço intermediário no formato de uma pequena praça que será utilizada para a realização de atividades de mercado e atividades de caráter cultural, além desse espaço intermediário, no interior há um volume destinado às cozinhas, que se desenvolve sob o conceito do fogão, como na tipologia das rukas (casas) Mapuche / Pehuenche da região andina. Uma extensa pele de madeira executada através de treliças móveis dispostas verticalmente busca atuar como uma película climática, ajudando a controlar tanto a superexposição do sol no verão quanto regular o fluxo do vento Puelche que desce da montanha, típico desta área.

© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
Corte
Corte
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

Dentro de sua imagem arquitetônica e materialidade, são retomados elementos que resgatam a identidade de seu contexto geográfico e cultural, como madeira e pedra vulcânica, aproximando-se de uma arquitetura que reflete uma condição rural e montanhosa inserida na macrozona denominada Araucanía Andina. Além disso, a obra está espacialmente conectada à principal avenida da comunidade, ponto de passagem e transbordo para a rota internacional e a nova auto-estrada que ficará situada na antiga estação ferroviária, constituindo no seu conjunto um nó urbano que recupera este espaço público para a comunidade local. A tipologia estrutural predominante foi constituída por madeira de pinus com elementos principais de madeira laminada. Esta solução estrutural foi modelada no software Cadwork e usinada em máquina com tecnologia CNC para a fabricação das peças de madeira, o que permitiu a execução de um trabalho limpo, em menos tempo, contribuindo para a redução na emissão de carbono, entre outros aspectos.

© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

© Maria Astaburuaga
© Maria Astaburuaga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Manuel Rodriguez 407, Curacautin, Curacautín, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra" [Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra] 05 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962687/mercado-de-abastos-de-curacautin-taller-viga-maestra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.