Casa Hernández / Terránea

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, Banheiro, BancadaCasa Hernández / Terránea - Fotografia de InterioresCasa Hernández / Terránea - Mais Imagens+ 20

Santa Catarina, México
  • Arquitetos: Terránea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nancy González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ansina, AutoDesk, Calidra, Casa Verde, Daltile, Interceramic, Ladrillera Santa Clara, Marmolart, Oxical
  • Arquitetos Responsáveis: Hugo Gutiérrez Gaona, Mauricio Canales Tárrega
  • Cidade: Santa Catarina
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Nancy González

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma e ampliação de uma residência unifamiliar. O projeto foca na transformação e na reciclagem dos espaços, a geração de saúde e conforto, além da redução do consumo de energia, água e impactos implícitos na edificação.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Nancy González

A casa se encontra nas ladeiras de Sierra de las Mitras, no município de Santa Catarina, pertencente à região metropolitana de Monterrey, uma região de clima continental quente e semi-seco do México. O terreno é favorecido por vistas das montanhas e ventos provenientes do sudeste graças a sua localização e ao relevo da reigão.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores
© Nancy González

O projeto consiste na renovação e ampliação de uma casa existente: uma casa de um andar, construída em série e com uma adição posterior que consiste em um pequeno bloco que acrescentou um segundo pavimento à construção original. O objetivo foi transformar este edifício de 130 m2 com espaços e soluções desfavoráveis em sua funcionalidade e habitabilidade, em uma casa renovada com 180 m2 de área total coberta, que inclui sala de estar, sala de jantar, cozinha e pátio no térreo, além de três dormitórios e lavanderia no pavimento superior.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Nancy González

O exercício de projeto consistiu em uma intervenção detalhada através da qual removemos, reconvertemos e geramos novos espaços, aproveitando ao máximo a estrutura original. Esta intervenção priorizou a abertura da casa, e a iluminação e ventilação naturais desempenharam um papel importante na geração de espaços saudáveis, harmoniosos e funcionais, em contraste com o ambiente escuro e mal ventilado do edifício que recebemos. A solução arquitetônica foi possível através da demolição de vários segmentos de lajes em ambos os pisos que geraram um par de cubos verticais, vazios através dos quais introduzimos luz natural na casa e que nos permitiram ventilá-la naturalmente, aproveitando o vento presente durante boa parte do ano na região.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Nancy González
Casa Hernández / Terránea - Imagem 24 de 25
Perspectiva Externa
Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores
© Nancy González

Os espaços do programa ficam distribuídos em torno de corredores longitudinais no térreo e pavimento superior, enquanto o espaço da escada e os cubos acima mencionados conectam os espaços na vertical, introduzindo luz e permitindo a evacuação do ar quente. O cubo localizado no centro da casa permite a entrada de luz natural e, por meio do diferencial de temperaturas e pressão do vento, extrai o ar quente nos meses quentes, controlando naturalmente a temperatura interna e permitindo que o ar seja renovado. Em direção ao fundo do terreno, o cubo exterior faz o mesmo, favorecendo o pátio coberto no térreo, assim como a lavanderia e um dos quartos no primeiro andar.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores
© Nancy González
Casa Hernández / Terránea - Imagem 18 de 25
Planta - Térreo
Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Interiores
© Nancy González

A atmosfera quente e suave dos espaços foi possível através das cores e texturas utilizadas nos interiores, evitando ao máximo a luz externa direta. O resultado é uma sensação de paz, conforto e baixo contraste, onde é possível prescindir de iluminação artificial durante boa parte do dia.

Casa Hernández / Terránea - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Nancy González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hernández / Terránea" [Casa Hernández / Terránea] 06 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962672/casa-hernandez-terranea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.