Ateliê Alice Trepp / Mino Caggiula Architects

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de ExteriorAteliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de ExteriorAteliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Interiores, EscadaAteliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de ExteriorAteliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Mais Imagens+ 14

Origlio, Suíça
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  454
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paolo Volonté
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Antonio Lupi, MV Design
  • Arquiteto Responsável: Mino Caggiula
  • Diretor Executivo: Andrea Maldarizzi
  • Arquitetos: Alberto Bernasconi, Laura Martinez, Maurizio Civelli
  • Fachada: Flexibilize
  • Estrutura Metálica: VM System SAGL
  • Cidade: Origlio
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté

Descrição enviada pela equipe de projeto. A artista Alice Trepp modela a escultura com as mãos, imortalizando momentos no tempo. Os artistas trabalham em seus temas enquanto os arquitetos fazem as pessoas viverem dentro do que eles constroem. O Alice Trepp's Studio foi desenvolvido para uma pessoa, mas também para um lugar. Projetar um ateliê para espelhar o pensamento e a filosofia de um artista há muito fascina gerações de arquitetos encarregados dessa tarefa.

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté
Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Imagem 18 de 19
Corte
Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté

Localizado perto de Origlio, uma vila com vista para o lago de mesmo nome, Alice Trepp's Studio é um local de trabalho, mas também é a casa. O Ateliê Trepp foi construído para se encaixar o mais naturalmente possível nas curvas de nível que formam a morfologia do terreno.

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté

Projetado principalmente no subsolo, ele segue o exemplo dos antigos teatros gregos que foram moldados para se encaixar na morfologia natural de seu contexto. Encravado nas duas linhas de contorno, o volume se encaixa perfeitamente na extensão sinuosa do terreno. Ele ganha forma erguendo-se como as plantas no solo para fazer a arquitetura parecer mais uma característica da paisagem natural.

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté

Um toque marcante foi adicionado ao rotacionar a construção em torno de um "cenote", em reconhecimento às origens equatorianas da artista. Construídas em torno desse núcleo, as duas histórias se cruzam, criando um jogo dinâmico de transparência e permeabilidade visual. Os espaços interiores e exteriores fundem-se interagindo constantemente com a luz e a paisagem envolvente. O "cenote" do Atelier Trepp é um espaço de contemplação e comunhão com a natureza. A luz refletida e refratada na água conduz a uma consciência multissensorial da passagem do tempo. Este elemento marca a passagem do tempo à medida que o dia avança e a luz muda, capturando os momentos fugazes do cotidiano.

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Paolo Volonté
Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo
Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Interiores
© Paolo Volonté

O frescor que vem da água, a brisa leve que balança suavemente a vegetação saliente de cheiro doce, o gorjeio dos pássaros e as nuvens que passam evocam visões da artista deitada no cascalho da água rasa imersa em um momento da exploração sensorial - a busca do sublime em cada dia, um momento de contemplação antes, durante e depois da criação de uma obra de arte.

Ateliê Alice Trepp  / Mino Caggiula Architects - Fotografia de Exterior
© Paolo Volonté

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:6945 Origlio, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê Alice Trepp / Mino Caggiula Architects" [Atelier Alice Trepp / Mino Caggiula Architects] 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962627/atelie-alice-trepp-mino-caggiula-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.