Praça da Escola La Pau / Leku Studio

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de ExteriorPraça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Exterior, CercaPraça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de InterioresPraça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Escada, CercaPraça da Escola La Pau / Leku Studio - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: Leku Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1533
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:DEL RIO BANI
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, ESCOFET, Robert McNeel & Associates
  • Arquitetos Responsáveis: Jokin Santiago, Marta Sola
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Exterior
© DEL RIO BANI

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova praça ao lado da escola La Pau recicla um espaço degradado em desuso, naturalizando-o e criando um local confortável em continuidade com o pátio da escola e suas entradas. Um espaço que incentiva o brincar espontâneo e criativo na rua através da releitura de elementos urbanos que integram a dimensão lúdica ao seu design.

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Cerca
© DEL RIO BANI

O projeto, fruto de um trabalho conjunto com representantes da escola, da AMPA, do Instituto da Criança e da Câmara Municipal de Barcelona, ​​propõe uma ação baseada em dois eixos principais:

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Imagem 8 de 8
Axonométrica

Incentivar a brincadeira e a socialização
O projeto está alinhado com os critérios estabelecidos no marco do Plano Municipal Barcelona dona molt de joc, que define as bases para a construção de uma cidade que reconhece o direito e o valor do brincar na infância. O objetivo é transformar um espaço hostil em um ambiente que incentive o brincar e a permanência como uma extensão do próprio pátio da escola. Não se trata de criar um novo parque infantil regulamentado, mas sim, de redefinir o espaço utilizando os instrumentos habituais de urbanização (mobiliário, pavimentos, vegetação...).

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Interiores
© DEL RIO BANI

A nova distribuição do espaço é organizada a partir da ideia de criar um elemento lúdico em espiral, concêntrico ao quadrado. Os novos elementos de mobiliário urbano e dos revestimentos são organizados seguindo a ideia de um fluxo lúdico que, partindo de qualquer uma das entradas da praça e seguindo a cerca como elemento condutor, absorve o visitante no jogo que culmina na espiral do banco a partir do centro do quadrado.

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Interiores
© DEL RIO BANI

Devolver a natureza e permeabilizar
A aspereza da urbanização da praça, acompanhada pela falta de vegetação, aumenta o efeito de ilha de calor num espaço sem sombra e com grande exposição solar. Da mesma forma, o aumento da vegetação é considerado essencial como elemento ativo no design que ajuda a criar espaços de convivência e ambientes lúdicos confortáveis ​​junto à natureza.

Praça da Escola La Pau / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Cerca
© DEL RIO BANI

Por este motivo, é necessário permeabilizar a superfície da praça e integrar vegetação variada que aumenta a biodiversidade e melhora a captação e infiltração natural da água através de uma estratégia de drenagem por estratificação progressiva. Para isso, é criado um grande canteiro que reúne as árvores existentes e chega até o muro, forrando-o com espécies rasteiras que aumentam o conforto ambiental da praça. A dureza da urbanização existente é assim amenizada com espaços de convivência junto ao verde que acompanham e interagem em um ambiente lúdico.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça da Escola La Pau / Leku Studio" [Plaza Escuela La Pau / Leku Studio] 01 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962547/praca-da-escola-la-pau-leku-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.