Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Casa Bricks / Ateliê Monolito

Casa Bricks / Ateliê Monolito

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 24

Alexânia, Brasil
  • Arquitetos: Ateliê Monolito
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Duratex, Hunter Douglas, Portobello, Adobe, Ateliê Monolito, AutoDesk, Bela Metais, Brastemp, Celite, Cerâmica Atlas, Corabras, Desmobilia, Ecofogo, Eletrolux, Fisher, Franke, Galpão SIA, Pinheiro Ferragens, Quartzolit, Sony, +2
  • Arquitetos Responsáveis:Renata Brazil
  • Equipe De Projeto:Renata Brazil, Lara Queiroz
  • Clientes:Luana Sampaio, Moises Sampaio
  • Engenharia:Pierre de Azevedo Roriz
  • Consultores:Wallace Gomes de Araújo
  • Colaboradores:Joyce Rocha, Luiza Ceruti, Paulo Rocha, Jessica Cristina Dias Gomes, Vitória Liss Piera Souza, Carlos Lázaro
  • Cidade:Alexânia
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma clareira no meio da mata ela nasceu, bem próxima ao Rio Areias. A casa Bricks foi projetada para ser a casa de campo dos clientes, um refúgio de fim de semana para lazer e relaxamento. A casa é terrea e possui dois volumes principais, um em “L” coberto com telha de concreto, representando a parte social da casa, formada por sala de estar, jantar, cozinha, quarto de hóspedes e banheiro social e outro em forma de “retângulo”, coberto por uma laje impermeabilizada, onde fica a parte íntima da casa com 4 quartos e área de serviço.

© Joana França
© Joana França
© Joana França
© Joana França

O acesso principal se dá através de uma pérgola metálica, que literalmente atravessa a parte social da casa de fora a fora, passando dentro da edificação. Acompanhando essa pérgola, um piso com uma paginação que foi inspirada na modulação da própria pérgola feito em tijolinho e cimento queimado e enfatiza a direção a ser seguida.

© Joana França
© Joana França
Ilustração corte
Ilustração corte
© Joana França
© Joana França

A parte social da casa conta com uma aconchegante piscina e um deck de madeira. As portas em metal e vidro se abrem e integram com o meio exterior. Foram pensados para compor à casa materias simples e brutos, como a madeira, metal, tijolinho parente e piso em concreto, o que contribuiu para um ar rústico e aconchegante.

Ilustração externa
Ilustração externa

Pelo fato da chácara situar-se em um local ermo, foi utilizado tijolinho aparente produzido pela mão de obra local. A casa é toda em estrutura metálica, o que facilitou o processo de execução. Estes 2 materiais contribuiram muito para uma obra com poucos resíduos. Todas as paredes da casa e cobogós foram executados em tijolinho aparente. O forro em madeira foi instalado acompanhando a inclinação da estrutura do telhado, enfatizando sua geometria. Os cobogós da residência dão discrição aos espaços e compõem um bonito jogo de texturas, luz e sombra.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bricks / Ateliê Monolito" 31 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962409/casa-bricks-atelie-monolito> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.