Loft Selenita / Concretize Interiores

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, VigaLoft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Porta, Cama, DormitórioLoft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraLoft Selenita / Concretize Interiores - Imagem 24 de 26Loft Selenita / Concretize Interiores - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexandre Disaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brickstudio, Estar Móveis, Estevam Carvalhaes, Martpisos, Portobello, Sete Elos, Tintas Suvinil, Urban Arts, Walda Andreotti Interiores
  • Arquitetos Responsáveis: Fernanda Nasser, Luiza Amaral
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Alexandre Disaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi realizado para um executivo, que mora em Porto Feliz (interior de São Paulo) e trabalha em Alphaville. Ele comprou um loft para passar mais tempo com a namorada, também é executiva em Aphaville, e ficar perto do trabalho.

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexandre Disaro

Apreciadores do estilo industrial bem marcado, pediram que o apartamento fosse uma “caixa de concreto”, o oposto da casa de Porto Feliz. Queriam ambientes com poucos móveis, porém com design, para afirmar o desejo da experiência em morar em um imóvel urbano desconstruído. O duplex tem a área social na parte inferior e a área intima no pavimento superior. A cozinha, logo na entrada recebeu um fechamento de vidro canelado e metal preto que permite seu fechamento completo.

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexandre Disaro
Loft Selenita / Concretize Interiores - Imagem 22 de 26
Planta Baixa Segundo Pavimento
Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Porta, Cama, Dormitório
© Alexandre Disaro

O sofá foi desenhado pelo escritório e posicionado abaixo da escada em uma configuração que foge da sugestão original da construtora. Mesmo debaixo da escada, o desenho da peça, com mesas laterais generosas, foi pensado para que as pessoas acomodadas não esbarrem na estrutura da escada. Ele também serve de cama extra para receber eventuais hóspedes.

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada
© Alexandre Disaro

Como sugestão do escritório, eles aceitaram duplicar o espaço do banheiro, que era muito pequeno. Como o apartamento é duplex com o banheiro na parte de cima, foi fácil trocar encanamentos de esgoto e a posição do vaso sanitário de lugar. A aposta possibilitou conforto e deixou preparados pontos de elétrica, água e esgoto para uma futura máquina lava e seca no banheiro, caso decidam não usar mais a lavanderia do condomínio, já que o apartamento não tem área de serviço. Dentro do banheiro, também foi criado um armário vertical para guardar objetos de limpeza e aspirador de pó. Porém, para dobrar a área do banheiro, foi incorporada a área do closet, o que, imediatamente, tornou-se um problema a ser resolvido.

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Alexandre Disaro
Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Alexandre Disaro

A solução encontrada foi aproveitar o vão da escada para criar um mezanino de chapa de metal, fixado nas laterais por parabolt para garantir a sustentação. Isso levou a um segundo problema: a altura mínima para que as pessoas não esbarrassem no fundo do mezanino na utilização da escada. Mais algumas semanas de análise, ficou decidido elevar o mezanino, criando dois lances de degraus para acesso ao guarda-roupas. Essa solução ainda permitiu a criação de um pequeno depósito para malas embaixo dos degraus do mezanino.

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores
© Alexandre Disaro

Outra demanda era criar a aparência de “caixa de concreto”. Para criar o visual, o teto que foi descascado sem qualquer intervenção para que fosse uniformizado. Também não usamos rodapés para acabamento dos pisos, para reforçar ainda mais essa ideia. Foi utilizada a paleta clássica do estilo industrial legitimo nova-iorquino com tijolinhos, metal e concreto aparente. A madeira no quarto é a exceção para aquecer o ambiente. Um único ponto de cor é visto no frontão da cozinha com revestimento esmaltado na cor rosa. O conceito de desconstrução é o que o torna especial. Desconstruir é, muitas vezes, mais desafiador do que construir

Loft Selenita / Concretize Interiores - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Alexandre Disaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barueri - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loft Selenita / Concretize Interiores" 29 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962375/loft-selenita-concretize-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.