Apartamento 119 / URBAstudios

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, PrateleiraApartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraApartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraApartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento 119 / URBAstudios - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: URBAstudios
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Cinca, Efapel, MO-OW, Ofa, Tupai, Valadares

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num prédio de habitação social de 1958 na cidade do Porto, este apartamento caracteriza-se por um programa familiar de 3 quartos numa área reduzida de 48m2.

Perto de universidades e com uma localização central, o cliente queria com um orçamento reduzido remodelar o apartamento com o objectivo de o alugar para estudantes universitários

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela
© João Morgado
Apartamento 119 / URBAstudios - Imagem 17 de 18
Planta
Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela, Porta
© João Morgado

O facto de ser num bairro social, onde geralmente existe um sentido forte de comunidade e partilha de espaços, a remodelação deste apartamento foi um desafio à reinterpretação deste tipo de habitação e da relação entre espaço social e privado

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© João Morgado

Partindo da premissa que este seria um apartamento para partilhar onde se manteriam os 3 quartos, o conceito passou por expandir o campo visual de todos os espaços de forma a obter uma continuidade visual entre espaços e que permitisse uma interação social entre todos os ambientes.

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© João Morgado

Esse prolongamento visual/ espacial foi conseguido através da criação de uma única área social (sala + cozinha) e pela abertura de janelas dos quartos para esse espaço comum

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Cadeira
© João Morgado

Esta ligação entre espaços cria uma relação de flexibilidade entre o privado e o partilhado, contribuindo para uma apropriação do espaço como um todo.

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cadeira
© João Morgado

Estas janelas interiores possuem portadas que possibilitam diferentes níveis de contacto com o espaço social através das diferentes possibilidades de abertura. Quando fechadas dão total privacidade.

A possibilidade de mudar de configuração, ativando ou desactivando cenários, torna os espaços mais adaptáveis e confortáveis à vida em espaços pequenos e partilhados.

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© João Morgado

Os materiais usados são simples e neutros. Todo o apartamento foi pintado de branco e o pavimento é em soalho de madeira. A instalação sanitária muito reduzida, também foi pintada de branco incluindo o pavimento. Foi ainda colocado um espelho do chão ao tecto junto ao lavatório proporcionando maior profundidade.

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© João Morgado

A cor foi utilizada apenas nas ligações entre espaços (aberturas/ portadas) e nos elementos “soltos” como roupeiros e cozinha, reforçando a ideia de unidade e interligação entre espaços.

Apartamento 119 / URBAstudios - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Prateleira
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 119 / URBAstudios" 26 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962212/apartamento-119-urbastudios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.