A Casa de Tijolos / RLDA

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de ExteriorA Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de ExteriorA Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de ExteriorA Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior, FachadaA Casa de Tijolos / RLDA - Mais Imagens+ 21

New Delhi, Índia
  • Arquitetos: RLDA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4365 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Suryan // Dang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jaquar, KG Tiles, Matador Luminaires, Metallon India, Pavers India
  • Arquitetos Responsáveis: Rahoul B. Singh, Lakshmi Chand Singh
  • Arquiteta: Suhela Kaur Maini
  • Renderização: Saurav Aggarwal
  • Engenharia Estrutural: Navin Jaitley
  • Construtores: Sandeep Bhadwaj, S S Contractors
  • Cidade: New Delhi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está implantada ao sul de um terreno de 6.780 m² em Nova Délhi, na Índia. Sua implantação permitiu que o edifício tirasse vantagem da topografia natural do terreno, da localização de uma árvore existente e de uma antiga garagem no limite leste do terreno. O projeto consiste de quatro estruturas que definem suas características espaciais: um pátio circular de entrada, um volume cúbico que guarda a sala de máquinas e dois blocos residenciais. Cada estrutura é construída, predominantemente, em tijolos. 

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang
A Casa de Tijolos / RLDA - Imagem 21 de 26
Planta - Pavimento Térreo
A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang

Detalhes distintos e variados do uso do tijolo estabelecem uma série de tipologias de paredes que definem o caráter visual do projeto. A estética da casa é derivada de uma linguagem artesanal, que resultou da relação entre um módulo básico do tijolo e seu comportamento em relação ao sol. Uma treliça de aço conectando dois blocos residenciais articula ainda mais essa relação.

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang

Uma série de projeções de tijolos que são mais densas na parte inferior e mais esparsas à medida que sobem são organizadas em três padrões igualmente espaçados que acentuam a verticalidade dos volumes e distinguem entre o plano do chão e o plano da cobertura. Coletivamente, os tijolos e seus padrões definem a linguagem formal das elevações do projeto. O grau de sombra e o tipo de sombra variam em função da alvenaria e do ângulo do sol; coletivamente, eles sombreiam a parede e, ao fazê-lo, contribuem para as estratégias de resfriamento passivo do edifício.

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang
A Casa de Tijolos / RLDA - Imagem 22 de 26
Elevação - Bloco A
A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Interiores, Fachada
© Suryan // Dang

A temporalidade associada a essas sombras, juntamente com aquelas projetadas pela treliça e os blocos adjacentes, criam um padrão na parede que responde à posição do sol. Esse padrão evolui à medida que o sol se move ao longo do dia e do ano. As sombras gráficas e abstratas lançadas tanto pela alvenaria quanto pela treliça criam coletivamente "uma sensação de espaço e de lugar". Além disso, eles criam uma estética que é dinâmica, dependente da localização do sol e das sombras que ele projeta, e estática, definida pelo padrão do tijolo e pela treliça.

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Suryan // Dang

Uma piscina está estrategicamente localizada na junção dos dois blocos residenciais e a cobertura metálica. Em virtude de sua localização, a piscina serve como reservatório de água para resfriamento evaporativo, outra das estratégias de projeto de resfriamento passivo do projeto. No interior da casa uma série de quatro pátios permitem uma expressão e ocupação paisagística mais intimistas que, juntamente com uma abertura na cozinha, induz o efeito chaminé e permite que o ar quente escape dos espaços interiores. Isso ajuda ainda mais a manter o prédio resfriado.

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior
© Suryan // Dang

A sala de bombas, um cubo de tijolos, está localizada em um canto da piscina que, juntamente com o hall, servem como uma loucura arquitetônica dentro da paisagem. A partir de suas implantação, eles introduzem os elementos definidores, criando, assim, a identidade e a linguagem do projeto. 

A Casa de Tijolos / RLDA - Imagem 25 de 26
Diagrama - Sustentabilidade e Clima

Esta residência envolve os múltiplos contextos de clima e paisagem, materialidade e tectônica, sol e sombra, para criar uma experiência espacial em constante evolução e envolvente. Ao fazê-lo, baseia-se na tradição artesanal e material da região para a sua fabricação e garante uma expressão contemporânea em constante evolução.

A Casa de Tijolos / RLDA - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Suryan // Dang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "A Casa de Tijolos / RLDA" [The Brick House / RLDA] 18 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961867/a-casa-de-tijolos-rlda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.