Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior, FachadaEstacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior, FachadaEstacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Interiores, FachadaEstacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Interiores, CozinhaEstacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Mais Imagens+ 26

  • Diretor De Projeto: Gohar Manrique San Pedro
  • Arquitetos De Projeto: Inés López Taberna, Iñaki Garai Zabala, Gohar Manrique San Pedro
  • Arquitetos Colaboradores: Luc Davy
  • Gestão De Projeto: Gohar Manrique San Pedro, Aurélien Richard, Ana Robles Bustamante
  • Estruturas: Carlos Castañón Jiménez, Romina Gónzalez Hierro, Héctor Mínder Rodríguez
  • Iluminação: Miguel García Castillo
  • Águas: Arturo Cabo Ordóñez
  • Elétrica: Arturo Cabo Ordóñez
  • Instalações De Processo: Arturo Cabo Ordóñez
  • Interiores: Inés López Taberna, Iñaki Garai Zabala, Gohar Manrique San Pedro
  • Climatização: Fanny Legaret
  • Direção De Obra: Inés López Taberna, Iñaki Garai Zabala, Gohar Manrique San Pedro, Luc Davy
  • Administrativo: Clarisse Guiraud
  • Execução Da Obra: Olivier Roux
Mais informaçõesMenos informações
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedor de um concurso público, o projeto está localizado em um contexto residencial de baixa densidade, em Bouguenais, a sudeste de Nantes, na França. A proposta destaca a vontade da Nantes Metropole de melhorar a rede de transportes coletivos da cidade.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aitor Ortiz
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Interiores, Fachada
© Aitor Ortiz

O complexo é composto por um estacionamento e uma estação intermodal de ônibus e bonde conectada por uma marquise contínua.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Juan Cardona
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Imagem 25 de 31
Planta Terreno
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Corrimão
© Aitor Ortiz
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Interiores, Concreto
© Aitor Ortiz

O estacionamento consiste em 3 pavimentos cobertos mais um quarto andar descoberto, com capacidade para 782 carros, 20 motos e 50 bicicletas. Além das instalações para sua própria gestão, o edifício integra os escritórios destinados aos motoristas de ônibus que utilizam a estação intermodal.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Imagem 8 de 31
© Aitor Ortiz
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Imagem 30 de 31
Corte
Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior
© Aitor Ortiz

Dadas as características do contexto em que o projeto está localizado, a solução proposta dá enorme importância à inserção urbana e paisagística. É por isso que todas as decisões visam garantir tanto o funcionamento ideal do centro de transporte, quanto a atenuação de seu impacto e volume.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juan Cardona

A fim de favorecer a integração do edifício, foram estabelecidas diversas estratégias. Primeiro, os pátios paisagísticos foram incorporados à fachada, coincidindo com os núcleos circulação vertical, uma estratégia que quebra o volume do edifício, ao mesmo tempo em que melhora a experiência e favorece a orientação natural dos usuários. Os pátios do edifício aumentam de tamanho à medida que sobem pelos diferentes níveis do estacionamento, favorecendo a entrada de luz e o surgimento de terraços onde as árvores plantadas podem crescer. Por outro lado, em termos volumétricos, o edifício principal é leve graças a um envoltório de elementos de chapa perfurada e a seus cantos arredondados, tanto na extremidade que abriga o acesso, quanto na extremidade oposta onde há uma rampa helicoidal dupla que organiza o fluxo vertical dos carros.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior
© Juan Cardona

O projeto dedica atenção especial à gestão de todos os fluxos a fim de evitar travessias entre pedestres e veículos, tanto ônibus quanto carros particulares. A escolha de uma rampa helicoidal dupla como núcleo principal para os carros que sobem e descem no estacionamento foi fundamental para otimizar o funcionamento do projeto. Para o exterior, a forma da rampa está em conformidade com a curva natural dos ônibus, permitindo-lhes fazer fronteira com o edifício a fim de respeitar a exigência imposta pelo cliente de oferecer a saída da estação ao longo da mesma rua da entrada. No interior, a rampa é dividida em duas partes, uma de chegada externa, para a subida dos carros a cada andar, e uma de saída interna. Uma dupla hélice inversa, onde cada rampa começa em uma extremidade para permitir uma descida direta sem travessias.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aitor Ortiz

A estação de ônibus funciona paralelamente ao estacionamento e à estação de bonde. Os usuários da estação intermodal vêem assim reduzidas as distâncias a serem percorridas entre os diferentes meios de transporte, o que é essencial dada a proximidade do aeroporto de Nantes.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Imagem 31 de 31
Axonométrica

A encomenda abrange todas as etapas complementares envolvidas no projeto de desenvolvimento urbano da futura estação rodoviária, incluindo seus acessos e paisagismo, bem como as disciplinas associadas à construção do novo estacionamento, incluindo a sinalização. A IDOM tem sido responsável pelo projeto desde a concepção até o Gerenciamento do Projeto.

Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM - Fotografia de Exterior
© Juan Cardona

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estacionamento e Estação Intermodal / IDOM" [Parking y Estación Intermodal / IDOM] 05 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961041/estacionamento-e-estacao-intermodal-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.