Vanguarda como método: lançamento de livro sobre a escola soviética Vkhutemas de arte, design e arquitetura

Na segunda-feira, dia 3 de maio às 17h, acontece pelo canal do youtube da FAUUSP, o lançamento do livro de Anna Bokov “Avant-Garde as Method: Vkhutemas and the Pedagogy of Space, 1920-1930", que pode ser considerado um dos grandes livros sobre a invisibilizada escola soviética de arte, design e arquitetura dos anos 1920 de Moscou. A escola foi a primeira a implementar a arte em massa e a educação tecnológica, vista como essencial para o paradigma modernista dominante na União Soviética. Mais conhecida no ocidente como irmã da Bauhaus, os Vkhutemas (Ateliês Superiores de Arte e Técnica) possuem uma história que diverge um tanto da experiência alemã, vastamente estudada por pesquisadores do mundo todo. Os Vkhutemas, diferentemente, tiveram um único grande livro pioneiro, desde o de Bokov, lançado pelo pesquisador Selim Khan-Magomedov, nos anos 1990.

Anna Bokov é pesquisadora e historiadora, realizou seu Phd em Yale, e na última década se debruçou em investigar um dos principais departamentos da escola, o chamado Departamento Principal, que seria o ciclo inicial dos dois primeiros anos dos Vkhutemas. Assim como na Bauhaus, o ciclo básico era uma parte importante do currículo. Os laços entre as duas escolas eram fortes, sendo inúmeras trocas entre professores e experiências, ocorridas ao longo dos anos 1920. Contudo os Vkhutemas apresentavam um número muito maior de alunos (cerca de 10 vezes maior), que além de oriundos do operariado eram ⅓ mulheres. Bokov afirma no livro que a invisibilização em relação à escola alemã se deu no ocidente, entre outros fatores, após Alfred H. Barr Jr., fundador e diretor do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) não mencionar a existência da escola, em uma série de exposições em que apresentou artistas russos da vanguarda entre elas a canônica exposição "Cubismo e Arte Abstrata", em 1936. Mesmo tendo completo conhecimento da existência da escola e tendo visitado-a ao menos 3 vezes, durante uma estadia longa que realizou em Moscou. 

Os Vkhutemas se encerram em 1930, tendo uma curta duração de apenas 10 anos, contudo seu legado é inestimável e se apresenta cada vez mais como imprescindível para a história da arte, arquitetura e design que sucedeu ao longo do século XX. O livro apresenta fotografias e traduções inéditas como exercícios originais dos professores Alexander Rodtchenko e Nikolai Ladóvski, assim como textos críticos, e conta com prefácio de Kenneth Frampton e Alexander Lavrentiev.

A pesquisa de Bokov é robusta e busca aprofundar alguns aspectos da escola apresentados de maneira introdutória no livro ‘Vkhutemas’ (1990) de Khan-Magomedov. Ela se debruça mais especificamente no chamado "método objetivo", que visava facilitar o ensino em grande escala. O programa pedagógico dos Vkhutemas combinava ideias e práticas acadêmicas tradicionais com outras da recente era industrial dando início a um novo tipo de pedagogia experimental que intensifica a troca entre alunos e educadores. 

Vale dizer que no final do ano passado foi lançado o primeiro livro em português sobre a escola, com autoria de Neide Jallageas e Celso Lima pela editora Kinorruss. Para quem se interessar em se aprofundar no tema, o livro apresenta um panorama bem completo sobre a escola e suas irradiações.

A conversa no dia 03, na próxima segunda feira às 17h00, se dará entre Anna Bokov, o professor da FAUUSP Luís Antônio Jorge e a aluna do programa de pós-graduação da FAUUSP e professora da Escola da Cidade, Maria Cau Levy. O evento será todo em inglês.

Informações
Título: Vanguarda como método: lançamento do livro de Anna Bokov sobre os VKHUTEMAS
Dia: 03.05.2021
Horário: 17h00
Local: Youtube da FAUUSP

  • Título

    Vanguarda como método: lançamento do livro de Anna Bokov sobre os VKHUTEMAS no canal da FAUUSP
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Website

  • Organizadores

    FAUUSP
  • De

    03 de Maio de 2021 05:00 PM
  • Até

    03 de Maio de 2021 06:00 PM
  • Onde

    Youtube da FAUUSP
  • Endereço

    Online

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Vanguarda como método: lançamento de livro sobre a escola soviética Vkhutemas de arte, design e arquitetura" 30 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960948/vanguarda-como-metodo-lancamento-de-livro-sobre-a-escola-sovietica-vkhutemas-de-arte-design-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.