Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraFábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de InterioresFábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaFábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, VigaFábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos Responsáveis: Judith Gessler AMJGS Architektur AG, Hansruedi Marti, Marti AG Architekten
  • Arquitetos: AMJGS Architektur AG, Marti AG Architekten
  • Construção: Ryhner Baumanagement, Marti Architekten
  • Engenharia Estrutural: Gudenrath ING.
  • Construção Em Madeira: Marti Holzbau
  • Esquadrias / Janelas: Blumer Techno Fenster AG
  • Cidade: Glarus Süd
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Viga
© Martin Stollenwerk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no centro da pequena Matt, um vilarejo na Suíça, este projeto consiste em um edifício projetado para substituir o antigo galpão da fábrica de produção de construções em madeira, o qual sofreu um incêndio devastador, sendo totalmente destruído. A nova fábrica relembra a antiga, mas teve sua construção e organização repensada, utilizando ainda a madeira como principal material, levando em conta suas infinitas possibilidades. 

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Imagem 9 de 17
Planta - Pavimento Térreo

Dezesseis elementos de madeira laminada colada, levemente curvados, são dispostos sobre grandes vigas de madeira, enquanto cabos de aço funcionam como tirantes que estabilizam a estrutura e juntas flexíveis e placas roscadas as conectam aos pilares. 

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Martin Stollenwerk

O espaçamento dos pilares maciços se reflete no desenho da fachada de mais de 70 metros de comprimento. Eles funcionam como divisões regulares, que são ainda divididas ao meio por janelas estreitas de madeira. As tábuas de madeira de lariço emolduram e intensificam as subdivisões, enquanto as bordas de abetos completam a fachada, resultando em uma linguagem coesa.

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Armário
© Martin Stollenwerk

Estruturalmente desacoplada do piso térreo, a fachada de madeira funciona como uma concha externa. O telhado com seu generoso beiral, não serve apenas como proteção contra intempéries para a fachada de madeira, mas também carrega um sistema fotovoltaico com uma potência elétrica de 185 kW.

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Imagem 10 de 17
Planta - 1º Pavimento

As grandes dimensões do edifício são suavizadas pelas divisões da fachada, reduzindo sua escala e integrando-o com o entorno. Os processos de produção, a forma e a topografia do lote e o uso econômico da madeira moldaram fortemente os princípios básicos deste projeto. 

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores
© Martin Stollenwerk

As madeiras de abeto, lariço e carvalho foram usados para o revestimento interno dos escritórios, salas de reuniões e salas de descanso no piso térreo e demonstram a versatilidade da madeira como material, sendo utilizada como piso, como elemento acústico no teto, como revestimento de parede e ainda como estantes, portas e janelas. Apenas elementos muito usados, como portas e pisos, receberam algum tipo de proteção, o restante apresenta a madeira crua.

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Imagem 12 de 17
Corte Longitudinal

A combinação de diferentes tipos de madeira com suas cores, grãos e estruturas particulares, resulta em uma variação espacial que afeta a percepção de cada cômodo. Visitantes e clientes podem compreender facilmente a multiplicidade de possibilidades que a madeira oferece ao visitar essa fábrica.

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores
© Martin Stollenwerk

A nova unidade de produção deu à empresa a oportunidade de demonstrar claramente a versatilidade da madeira como material de construção e a alta qualidade da mão de obra que a empresa é capaz de oferecer. 

Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Martin Stollenwerk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Matt, Glarus Süd, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Produção de Madeira / AMJGS Architektur + Marti AG Matt" [Wooden Production Facility for Timber Construction and Carpentry / AMJGS Architektur + Marti AG Matt] 24 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960365/fabrica-de-producao-de-madeira-amjgs-architektur-plus-marti-ag-matt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.