Casas Roličky / cakov+partners

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de ExteriorCasas Roličky / cakov+partners - Fotografia de ExteriorCasas Roličky / cakov+partners - Fotografia de ExteriorCasas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Interiores, CozinhaCasas Roličky / cakov+partners - Mais Imagens+ 21

Bratislava, Eslováquia
  • Arquitetos: cakov+partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9080
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomáš Manina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Reynaers Aluminium, Rustique, Sto
  • Equipe De Projeto: Kalin Cakov, Metodiy Monev, Ján Obušek,
  • Colaboradores: Tomáš Fojtik, Michal Kyselica, Soňa Dianová
  • Cidade: Bratislava
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Casas Roličky estão localizadas em uma montanha próxima a cidade de Vtáčnik, onde a construção civil têm sido um campo bastante aquecido nos últimos anos. De acordo com o novo zoneamento, essa parte da cidade foi projetada para ser uma área residencial, ocupada, majoritariamente, por edifícios de apartamentos. Na vizinhança, muitos empreendimentos residenciais foram sendo construídos e estão preparados para começar as construções. 

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

O projeto das Casas Roličky se relaciona com seu entorno e seu contexto urbano, tendo sua implantação ditada a partir do ambiente e do formato do lote. A intenção do projeto era garantir, por um lado, privacidade para os residentes, e por outro, acesso a belas vistas da Bratislava. Com esse objetivo, o projeto se abre para a cidade e para a paisagem. As fachadas são minimamente abertas, enquanto as construções recebem pequenos átrios ou galerias internas que ajudam a iluminar os pavimentos mais abaixo, ao mesmo tempo que permitem a ventilação cruzada nos apartamentos.

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

O projeto consiste em nove edifícios isolados nos quais estão localizados 27 unidades. Todos os edifícios são acessados por uma estrada particular comum e estão dispostos em linha. Em ambas as extremidades, eles recuam de acordo com o formato do terreno. Cada unidade tem três pisos e uma garagem comum situada no subsolo. Os espaços entre as unidades são utilizados como terraços e áreas verdes. Em cada edifício há três unidades unifamiliares e cada pavimento é composto por um apartamento com acesso direto por elevador.

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tomáš Manina

A planta dos apartamentos está dividida em três zonas básicas. A zona diurna está orientada para sudeste, maximizando assim o aproveitamento de toda a largura da casa para que a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha tenham uma vista panorâmica da cidade. A zona noturna está orientada para noroeste, enquanto espaços técnicos e de higiene situam-se a meio do apartamento. Cada zona tem seu próprio átrio, de tamanhos diferentes de acordo com a finalidade de uso. Além disso, cada apartamento tem um grande terraço acessível diretamente do apartamento ou localizado na cobertura. Os terraços no telhado têm ducha e mais uma cozinha, que estão integrados à a construção da casa. Os outros terraços são uma extensa área verde com aberturas que iluminam os banheiros localizados no nível abaixo. Os apartamentos do térreo têm uma área de quintal, ou ainda, grandes átrios ajardinados.

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Tomáš Manina

As casas apresentam um padrão técnico e espacial superior ao habitual, uma vez que a altura livre nas garagens, por exemplo, é de 3,3 m, e nos apartamentos é de 2,9 m. As fachadas foram pensadas para terem o mínimo de manutenção possível, ao serem revestidas de tijolo e placas de alumínio tipo alucobond, as janelas são de alumínio com persianas. Cada apartamento tem sua própria caldeira a gás, conectada ao sistema de aquecimento de piso. A linguagem do projeto é minimalista, sua cor predominante é cinza e é complementada por detalhes em preto. O acesso traz tijolos do mesmo fabricante dos tijolos da fachada. Ao ser avistado, o projeto se funde à topografia, se disfarçando na paisagem.

Casas Roličky / cakov+partners - Fotografia de Exterior
© Tomáš Manina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Roličky / cakov+partners" [Roličky Houses / cakov+partners] 14 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959827/casas-rolicky-cakov-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.