Casa Xochitlali / TALC

Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Exterior
© Ignacio Rodríguez García
Tlalpan, México
  • Arquitetos: TALC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  243
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cementos Cruz Azul, Helvex, Interceramic, McNeel, Tecnolite
  • Arquiteto Responsável: José Luis Jiménez
  • Engenharia: Miguel Ángel Trujano
  • Colaborador: Luis Jiménez Páez
  • Cidade: Tlalpan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Exterior
© Ignacio Rodríguez García

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Xochitlali é uma residência de renda média localizada na periferia da Cidade do México, onde predomina a autoconstrução e a habitação progressiva, gerando uma imagem cinzenta e inacabada em todo o contexto. Os clientes solicitaram uma casa que apesar de estar num pequeno lote de 139 m2, necessitava de um programa amplo e a intenção de ter o maior espaço aberto possível. Por este motivo, o projeto surge da intenção de conservar pelo menos 2/3 do terreno como espaço aberto, entre o piso térreo e o segundo andar.

Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Exterior
© Ignacio Rodríguez García

O programa é composto por: sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo social, adega, despensa, dois lugares de garagem cobertos e um pátio no térreo; no primeiro andar encontram-se três quartos e dois banheiros e no último andar, uma sala de TV, lavabo, lavanderia e um terraço. Aproveitando o terreno de esquina, todos os espaços podem ser arejados e iluminados com facilidade, porém, as vistas das áreas de convivência são preservadas para o interior da casa, evitando-se ao máximo, que sejam vistas do exterior. É por isso que um pátio é criado em uma terceira parte do terreno no piso térreo (para onde também se infiltra toda a água da chuva da casa) e no último andar, um terraço com muros altos, mas com vistas específicas para a Cidade do México fornecidas pela altura da periferia.

Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ignacio Rodríguez García
Casa Xochitlali / TALC - Imagem 26 de 30
Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Ignacio Rodríguez García
Casa Xochitlali / TALC - Imagem 22 de 30
Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Ignacio Rodríguez García

Para a sua construção foi utilizada mão de obra local, respeitando o sistema de construção típico da periferia da cidade de bloco e laje maciça de concreto. Além disso, o exterior com o reboco rústico foi preservado para encaixar a casa no contexto sem chamar muita atenção, mas deixando um acabamento fino com pintura branca para o interior. O resultado é uma moradia unifamiliar de 243 m2 que procura passar despercebida no exterior, sem perder a sua expressão contemporânea e reservando o luxo dos materiais simples no interior, privilegiando a ventilação e a iluminação natural em todos os seus espaços.

Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Interiores
© Ignacio Rodríguez García
Casa Xochitlali / TALC - Fotografia de Exterior
© Ignacio Rodríguez García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Xochitlali / TALC" [Casa Xochitlali / TALC] 29 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959438/casa-xochitlali-talc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.