Edifício Warot / B-ILD

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de ExteriorEdifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, VigaEdifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Warot / B-ILD - Fotografia de InterioresEdifício Warot / B-ILD - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: B-ILD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  855
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeroen Verrecht
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Buro Modern, HUFCOR, Multiline, Roeben, Wienerberger
  • Arquiteto Responsável: Raf Geysen
  • Construtora: Algemene bouwwerken Schoofs
  • Projeto Estrutural: UTIL
  • Cidade: Herent
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Exterior
© Jeroen Verrecht

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Warot é a mais recente adição às instalações públicas do vilarejo de Winksele. A construção abriga uma ampla gama de atividades em um salão multifuncional cuidadosamente projetado. O edifício está situado em um campus esportivo existente, rodeado pela paisagem rural e por instalações públicas. As grandes porta-janelas e o espaço externo coberto incentivam a interação com os lotes adjacentes.

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, Viga
© Jeroen Verrecht
Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jeroen Verrecht

A intervenção é composta por um novo edifício e um campo desportivo, separados por um riacho, que em breve será cortado por uma nova ponte projetada pela UTIL. A ponte será posicionada de forma a criar uma conexão nova e suave entre as instalações esportivas existentes, a escola local, a creche e o centro juvenil do outro lado do riacho. Uma grande janela saliente com uma única folha realça a nova ligação com a vila e lhe oferece uma fachada acolhedora.

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, Escada
© Jeroen Verrecht
Edifício Warot / B-ILD - Imagem 10 de 12
Planta Pavimento Térreo
Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores
© Jeroen Verrecht

O Edifício Warot foi projetado como um espaço multiuso, que abriga uma variedade de funções, desde atividades infantis, jogos de cartas até aulas de ioga. A planta simétrica segue um sistema estrutural com seis vigas paralelas, configurando espaços que podem ser interligados ou particionados, através de divisórias articuladas. Estes ambientes são atendidos por um amplo corredor, que funciona como circulação, depósito e área técnica. O espaço interno pode ser estendido ao espaço externo coberto por meio de grandes portas de correr.

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, Fachada
© Jeroen Verrecht

Com essas estratégias, o salão polivalente oferece à vila uma infraestrutura aberta onde as divisões podem ser movidas e as circulações multiplicadas, para acomodar uma ampla gama de atividades. Esse caráter funcional atraiu muitas novas funções inesperadas para o projeto, desde sua inauguração, por exemplo, uma instalação para a covid-19. "Mais espaço com um menor orçamento" tornou-se a prioridade; optou-se por investir estrategicamente os recursos disponíveis onde houvesse o maior impacto: na espacialidade, adaptabilidade e estrutura.

Edifício Warot / B-ILD - Imagem 12 de 12
Axonométrica

Os materiais tradicionais foram escolhidos por sua simplicidade, fácil construção, durabilidade e facilidade de manutenção, garantindo um baixo impacto ecológico. Os tijolos cor de areia, o piso de concreto marrom, o aço e a cobertura metálica foram reunidos por meio de detalhes sensíveis, de forma a elevar sua natureza utilitária.

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Interiores, Fachada
© Jeroen Verrecht

A planta clara e simétrica garantiu que o custo da estrutura fosse reduzido. As vigas de aço do telhado suportam uma chapa ondulada de aço perfurada. A escolha de perfurar esta lâmina estrutural e mantê-la exposta, garante a qualidade acústica no interior do edifício, evitando o custo com um tratamento acústico.

As paredes internas, compostas por divisórias não estruturais e articuladas, garantem a adaptabilidade futura conforme as necessidades do vilarejo. Este projeto visa alcançar um impacto verdadeiramente sustentável na comunidade a longo prazo, o que implicou no aumento da complexidade, envolvendo o maior número possível de atores locais e procurando fazer o máximo com os meios limitados disponíveis. A ênfase na adaptabilidade torna o projeto verdadeiramente sustentável, garantindo que a construção permanecerá significativa para as gerações futuras.

Edifício Warot / B-ILD - Fotografia de Exterior
© Jeroen Verrecht

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3020 Herent, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Warot / B-ILD" [Warot Building / B-ILD] 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959253/edificio-warot-b-ild> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.