Casa Mocoli / Orense Arquitectos

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Mocoli / Orense Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Samborondón, Equador
  • Arquitetos: Orense Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AV Solutions, Life Space Journey, Tecnodonoso
  • Cidade: Samborondón
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mocolí pretende ser uma escultura que cativa pela sua linha purista, reflexão e silêncio; O encontro consigo mesmo e a criação de percursos cativantes são eixos principais na procura em gerar uma nova ligação entre o natural e o espaço a habitar, criando no seu interior vários tons de luz, onde a natureza é protagonista e é enquadrada pela mesma arquitetura que, nos seus espaços mais íntimos, consegue uma ligação espiritual fugindo ao stress do cotidiano.

A implementação é baseada no estudo de orientação do projeto; e, parece um dever fundamental dos arquitetos criar espaços íntimos e confortáveis, protegidos da incidência direta do sol através da utilização da fachada duplamente cega.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Além disso, o conceito parte da compreensão de duas condições fundamentais do projeto; a dos proprietários que entenderam que sua casa deveria ser um espaço de privacidade, lucidez e harmonia; e a do contexto urbano, sendo esta uma das muitas urbanizações da cidade, delimitada por muros altos e com uma linha arquitetônica predominante.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio
Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Imagem 20 de 26
Planta - Térreo
Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Diante do projeto, um conjunto de elementos naturais convida o usuário a se perguntar como é o seu interior, a obra direciona através do que parece ser uma entrada principal escura em forma de caverna, descobrindo uma altura dupla gerada pela parede cega de concreto aparente que, por sua vez, cria uma pintura artística natural.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© JAG Studio

Uma vez dentro da casa, o espaço se transforma e a luz o recebe conforme você se move por uma área inicialmente reduzida, mas começa a se expandir conforme se caminha pelo corredor até chegar à área social, que imediatamente direciona o olhar para a escada como uma escultura localizada em um espaço de pé-direito duplo que se apresenta flutuante e o convida a continuar a jornada até o primeiro andar e descobrir uma galeria própria do cliente.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

A galeria é um corredor banhado por luz natural que liga os quartos dos meninos, que se localizam consecutivamente de forma que cada um tenha um espaço de igual privilégio, e é tomada como uma tela em branco que permite a apropriação dos ambientes de acordo com o gosto de cada um.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

Dentro dos quartos, a luz natural está presente filtrada pelas treliças de madeira, gerando sombras mutáveis; que, se desejado, podem ser abertas para o exterior ou fechadas e ter proteção adequada mantendo o conforto graças à sua ventilação contínua.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

O quarto principal completa o passeio no andar superior, que se destaca por criar um pátio interior que gera uma conexão com a natureza, mais uma vez enquadrada pela mesma arquitetura, concebendo assim um lugar de silêncio e meditação pessoal que leva a um estado de relaxamento e serenidade e que põe de lado o stress de um dia pesado, enquanto a dupla fachada o envolve e cumpre a sua função protetora da luz solar direta e também das distrações exteriores.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

Esta obra arquitetônica não está exposta às casas vizinhas, é analisada internamente e integra materiais como: madeira, concreto e planos brancos, para mostrar a sua pureza e, sobretudo, transcender no tempo sem perder a sua essência.

Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio
Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Imagem 22 de 26
Corte A
Casa Mocoli / Orense Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mocoli / Orense Arquitectos" [Casa Mocoli / Orense Arquitectos] 24 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958743/casa-mocoli-orense-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.