Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Tom Blachford

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de ExteriorCasa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de ExteriorCasa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Mais Imagens+ 25

Essendon, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Blachford
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CSR, Colorbond, James Hardie, MAXI Plywood, Phoenix Tapware, Richmond Lighting, TBC, Tiento Tiles
  • Produção: Ruth Welsby
  • Cidade: Essendon
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Tom Blachford

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pop-up tenta contrariar o status quo de um novo lar familiar em um ambiente predominantemente patrimonial. Uma abordagem comum com novas casas é ocupar a maior parte do terreno, mantendo ao mesmo tempo um recuo frontal mínimo com uma forma construída que não se relaciona com a interface do espaço público.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores
© Tom Blachford

Nossa abordagem foi criar uma casa que desafiasse essa noção, a fim de descobrir oportunidades naquilo que é estático, subutilizado e esquecido. O projeto se concentrou no diálogo com o espaço urbano, criando oportunidades de interação entre habitantes, transeuntes e vizinhos para promover um senso de envolvimento comunitário.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Tom Blachford
Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Imagem 29 de 30
Planta Térreo
Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tom Blachford

Quando se apresenta para a rua, a fachada é uma silhueta extrudada, um aceno simpático às formas familiares dos telhados vernaculares ao redor. O volume superior do edifício paira sobre a vegetação, o que estabelece o início de uma viagem para dentro da casa. Esse volume é limitado por paredes de tijolos existentes, que se tornam bordas internas que estabelecem um diálogo entre o antigo e o novo.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Tom Blachford

O centro flutuante da residência cria um espaço que guia os habitantes para dentro da casa através de jardins exuberantes e paisagísticos, criando uma área multifacetada no pátio frontal que pode se adaptar e evoluir em termos de programa e uso. A cunha verde ajardinada é plantada com vegetação nativa que se inclina suavemente em direção à fachada da rua, criando um morro que envolve o espaço público. Desde o início, nossos clientes sentiram que sua nova casa deveria se envolver com o contexto além dos limites do terreno, criando um ambiente público atraente, onde vizinhos e amigos podem fazer parte de reuniões informais.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Tom Blachford

A encomenda para modesta casa de 215 m2 exigia restrição e dualidade de usos. Os espaços intermediários/ambivalentes deveriam que conter múltiplos programas. Um desses programas é o estúdio que está posicionado de forma a ativar uma fachada subutilizada. A cunha verde facilita o armazenamento de bicicletas, serviços e um sistema de retenção de água.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tom Blachford
Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Imagem 26 de 30
Elevações Leste e Oeste

O terraço externo se estende em uma área de redes, utilizando o espaço intermediário para criar zonas adicionais de brincadeira e ativação espacial, enquanto permite que a luz penetre no pátio dianteiro. Para excluir ainda mais a ideia de redundância, a parte da residência se dobra, criando uma extensão da oficina e uma área de entretenimento informal. Esta zona multiuso proporciona flexibilidade a longo prazo para adaptações futuras.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Tom Blachford

Conseguimos aumentar a permeabilidade do terreno através de várias zonas verdes e um grande jardim na parte de trás. Utilizamos isolamento térmico de alta qualidade em todas as paredes, telhados e pisos com isolamento por baixo da laje, além de janelas de vidro duplo com estrutura de madeira também isolante. Sempre que possível, utilizamos fontes locais de comércio, materiais e acessórios. A Casa Pop-Up foi projetada para ser durável. O telhado é revestido com Surfmist Colorbond que reduz o acúmulo de calor na casa e o efeito de ilhas de calor em nossas cidades.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Interiores
© Tom Blachford

As paredes são predominantemente de drywall térmico, pintadas de branco com detalhes de cinza. A forma do telhado permite a colocação estratégica de painéis solares para uma ótima captura de raios. Uma caixa d'água de 5000 litros foi enterrada no pátio dianteiro. Toda a água do telhado é coletada e reutilizada para a descarga de banheiros e irrigação do jardim. Telas fabricadas sob medida e operadas mecanicamente foram posicionadas de forma estratégica na fachada oeste do primeiro pavimento para uma entrada de luz controlada, enquanto permitem a máxima flexibilidade no gerenciamento da entrada de raios solares e as vistas para a natureza.

Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design - Fotografia de Exterior
© Tom Blachford

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design" [POP-UP House / FIGR Architecture & Design] 27 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958735/casa-pop-up-figr-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.