Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de InterioresResidência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Bancada, CadeiraResidência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior, VigaResidência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de InterioresResidência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Mais Imagens+ 7

Pichilemu, Chile
  • Arquitetos: Demo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:José Antonio Miranda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Forestal Santa Blanca, Maestranza Matec, Muebles Astillero, Muebles del Pira, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Riquelme, Juan José Mena
  • Equipe De Desenho : Antonio Riquelme, Juan José Mena
  • Cidade: Pichilemu
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Antonio Miranda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência Las Gaviotas se trata do desenvolvimento de uma residência para um casal na área urbana de Pichilemu, Chile. Os futuros moradores demandavam que a casa fosse expansível, além de impor um orçamento limitado. Dessa forma, os arquitetos optaram por considerar a facilidade de construção, a disponibilidade de materiais e também o tempo de mão de obra. Levando em conta esses fatores, optou-se por um sistema construtivo em madeira de dimensões comerciais, o que facilitaria a eficiência na construção.

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Antonio Miranda

O resultado foi um projeto baseado em uma grelha estrutural, que considera tanto as dimensões da madeira, como a dos painéis estruturais para definir as peças, obtendo assim uma estrutura adequada, e que aproveita ao máximo o material, minimizando cortes e evitando desperdícios. A grelha, portanto, apresenta módulos em planta de 4,88 de largura por 12,00 metros de comprimento, os quais podem ser segmentados e criar espaços de 3 metros, atendendo às dimensões comerciais da madeira e também criando espaços habitáveis confortáveis. 

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga
© José Antonio Miranda
Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Imagem 11 de 12
Elevações 01
Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Bancada, Cadeira
© José Antonio Miranda

A estrutura é de madeira e apresenta junções e encaixes, formando pórticos rígidos os quais são, posicionados sucessivamente e compõem a estrutura total da casa. Algumas vigas e pilares de grandes dimensões e fabricados em madeira de origem local, foram adicionados ao sistema para obter resistência estrutural em determinados vãos.

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Antonio Miranda
Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Imagem 10 de 12
Plantas
Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Antonio Miranda

Os espaços da casa foram pensados ​​integrados, sendo a sala e a cozinha o articulador de todos estes e também o lugar com maior uso e da onde se original os fluxos da casa. Isso é possível graças à disposição de dois elementos, a escada e a cozinha. 

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira
© José Antonio Miranda

A implantação da casa coloca o volume principal paralelo ao mar, e projeta um deck, que pode abrir espaço para futuras extensões da casa, e, ao mesmo tempo, funciona como uma contenção do vento sul, predominante no local. Foi assim que a casa se integrou no seu entorno, gerando espaços a norte, protegidos do vento sul e com garantia de luz solar.

Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Antonio Miranda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Las Gaviotas / Demo Arquitectos" [Casa Las Gaviotas / Demo Arquitectos] 26 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958721/residencia-las-gaviotas-demo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.