Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaApartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, CadeiraApartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  627
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Israel Gollino
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cremme, Deca, Gaggenau, Micasa, Montenapoleone, Portobello, Recoma, Spazio segato
  • Arquiteto Líder: Alexandre Aguirre
  • Equipe De Projeto: Alexandre Aguirre, Mateus Finotti, Michell Damascena, Aline Henriques
  • Engenharia: Alsa Construtora
  • Paisagismo: Alexandre Bueno
  • Cidade: Uberlândia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Israel Gollino

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensado para um jovem solteiro, o apartamento RM15 conta com amplo espaço de 627,17m², que preza a integração entre os ambientes, o lazer e o convívio social. O projeto funcional e minimalista valoriza a vista privilegiada para a cidade de Uberlândia, proporcionando também uma generosa iluminação natural. O fato do edifício não possuir uma configuração pré-determinada de layout permitiu conceber uma planta com organização interna livre e acessos fluídos que se adaptasse exclusivamente às necessidades do cliente.

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Imagem 25 de 26
Planta

Como um dos principais elementos decorativos e funcionais do apartamento, foi proposto um extenso painel grafite, que oculta o acesso à área íntima e de serviços, além de abranger espaço de estocagem. O painel se inicia no hall, com a porta pivotante de entrada, logo em seguida acomoda o acesso ao lavabo e à lavanderia. No decorrer do painel situam-se os armários da cozinha e os eletrodomésticos – geladeira, torre de fornos e adega. Por fim, o painel camufla o bar, o acesso à suíte máster e o escritório, por vezes, valendo-se de porta camarão para isso.

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Israel Gollino

Na suíte, uma solução diferente, ao utilizar uma porta de correr de marcenaria de duas folhas, que pode integrar os ambientes - quarto, closet e banheiro - e ao mesmo tempo preservar a privacidade.

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Israel Gollino

O projeto de interiores também tem o minimalismo como conceito norteador. O mobiliário adotado condiz com os recintos, também de medidas amplas, e proporciona equilíbrio entre formas e espaços. A paleta de cores escolhida mescla tons mais escuros, representado principalmente pela marcenaria em grafite, e tons médios como a pintura em cimento queimado, a presença da madeira e tons mais claros como a pintura clara e o revestimento em porcelanato cria uma harmonia visual entre os materiais de acabamento e das mobílias.

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Israel Gollino

A iluminação artificial proposta no apartamento se dá de duas maneiras, a indireta e a direta. Como iluminação indireta, utilizou-se os grandes pilares como rebatimento de iluminação do piso ao teto. Já a iluminação direta se dá de maneira linear e, prioritariamente, nas extremidades dos ambientes. O paisagismo foi implantado como uma barreira de proteção de ventilação e do sol descendente.

Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Israel Gollino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento RM15 / Aguirre Arquitetura" 16 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958632/apartamento-rm15-aguirre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.