Casa em Tskneti / NOA Studio

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de ExteriorCasa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, EscadaCasa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, VidroCasa em Tskneti / NOA Studio - Mais Imagens+ 30

Tiflis, Geórgia
  • Arquitetos: NOA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ketevan Kruashvili
  • Arquitetos: César Ribeiro and Ketevan Kruashvili
  • Engenharia Estrutural: David Kevanishvili
  • Construção : Kote Geladze
  • Cidade: Tiflis
  • País: Geórgia
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Ketevan Kruashvili

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa contemporânea, construída com um único material - o concreto, é uma das primeiras do gênero na região e abre precedente para outras. Localizada em um terreno  inclinado em um bairro altamente povoado de Tbilisi, Geórgia, a casa é elevada acima do nível da rua, sendo invisível para o entorno e aberta para a vista da Cordilheira do Cáucaso.

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Exterior
© Ketevan Kruashvili

O principal desafio deste projeto foi o desenvolvimento de uma casa privada em um terreno com grande declive e arredores muito densamente povoados. O objetivo era proteger visualmente a casa dos vizinhos e ao mesmo tempo expô-la para a bela vista da Cordilheira. A inclinação do terreno está voltada para o norte, então, outro desafio foi trazer o sol para dentro de casa.

A sensação de tranquilidade e proteção que a casa proporciona aos seus proprietários é uma das maiores conquistas desta obra. A ideia era construir uma casa no local mais alto para aproveitar as vistas da paisagem e, ao mesmo tempo, devido à densidade e proximidade das construções vizinhas, torná-la invisível para todos.

Casa em Tskneti / NOA Studio - Imagem 30 de 35
Planta - Cobertura

Com isso em mente, redesenhamos o corte do terreno criando novos níveis localizando a casa no ponto intermediário. O muro de suporte cria a barreira para a rua inferior enquanto, em direção ao nível da casa, é preenchido com terra, criando assim um jardim acima do nível da rua. Desta forma, gerou-se uma casa térrea localizada no segundo andar.

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Exterior
© Ketevan Kruashvili

Usando o comprimento total do terreno e um layout de distribuição em galeria, fomos capazes de nos adequar ao programa solicitado. A casa é totalmente aberta para a paisagem e o telhado é transformado em uma continuação do jardim no andar superior. Na parte posterior da casa, criámos três pátios de forma a obter luz solar e a ventilação natural, servindo também como uma extensão para os espaços interiores.

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Exterior
© Ketevan Kruashvili

O concreto é o único material que usamos como estrutura e acabamento da casa. Este material repercute na construção brutalista da Geórgia soviética e representa a ideia de um bunker aberto para os tempos contemporâneos, dando à casa o conforto e a proteção necessários.

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ketevan Kruashvili

Casa em Tskneti / NOA Studio - Fotografia de Interiores, Vidro
© Ketevan Kruashvili

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Tskneti / NOA Studio" [House in Tskneti / NOA Studio] 16 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958303/casa-em-tskneti-noa-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.