Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© KONNTRA

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de ExteriorPraça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraPraça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Exterior, Fachada, TijoloPraça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, PortaPraça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: KONNTRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:KONNTRA
  • Autores: Erik Jurišević, Mirjana Lozanovska, Silvija Shaleva
  • Cidade: Varaždin
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Exterior, Fachada
© KONNTRA
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Imagem 26 de 37
Planta - Quiosque
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo
© KONNTRA

Descrição enviada pela equipe de projeto. A solução para uma praça pública com quiosques modulares localizada na histórica cidade de Baroque, em Varaždin, na Croácia, busca enfatizar e preservar a identidade do lugar, e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade, e a produção manufatureira e artesã local. O projeto busca destacar um novo tipo de abordagem, se inserido no histórico tecido urbano da cidade, e ao mesmo tempo criando um local funcional e inspirador para os cidadãos e turistas. Com o passar dos anos, essa área passou por uma transformação e se tornou um importante local para artesanato. Buscando enfatizar suas potencialidades, o projeto oferece uma abordagem sensitiva que pode nutrir e preservar a identidade espacial do lugar. O projeto também oferece novas possibilidades com um espaço público dinâmico, flexível e adaptável a diferentes tipos de eventos.

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores
© KONNTRA
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Imagem 27 de 37
Corte 01 - Quiosque
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Prateleira
© KONNTRA

A relação do espaço com o meio ambiente, as qualidades espaciais e formais, a expressão moderna, que contraria os valores ambientais históricos e, principalmente, a racionalidade no conceito e na solução são alguns pontos a se destacar no projeto. O conceito urbano valoriza a relação entre a praça como espaço livre, enquanto os quiosques modulares, posicionados nos limites do terreno, são destinados aos artesãos locais, retendo, assim, o caráter do ambiente e se integrando a ele. O projeto contempla um espaço público destinado à apresentações, sessões educativas e, também abriga espaços livres abertos para pedestres.

O módulo do quiosque foi projetado para ser aberto em três lados, com uma plataforma externa que estrutura e enfatiza a linearidade da composição. O espaço central é liberado e oferece inúmeras organizações possíveis. Como ponto de encontro, o espaço aberto da praça é enriquecido com vegetação vertical, que cria sombra para as áreas de estar e proporciona aos usuários uma experiência confortável.

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© KONNTRA

O projeto oferece uma solução urbana adaptável, além de quiosques modulares e flexíveis, para acompanhar a rotina e a realidade dos artesãos. Os arquitetos propõe uma solução que incluí estruturas de aço, painéis de parede perfurados, além de fechamentos em madeira no exterior, painéis de parede de compensado perfurado e prateleiras que são ajustáveis no interior, oferecendo a possibilidade de diferentes configurações para qualquer futuro usuário. Para flexibilidade geral do espaço, o mobiliário urbano adicional e os elementos móveis na praça permitem que o local seja criado de acordo com as necessidades do usuário.

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Cadeira
© KONNTRA
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Imagem 30 de 37
Corte 02
Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Interiores
© KONNTRA

Os quiosques formam ambientes distintos em diferentes períodos do dia e da noite. Depois de aberto, fica visível a linguagem minimalista com acabamentos naturais, para fazer sobressair os produtos. Quando fechado e não utilizado, o material externo rosa vivo na fachada se mistura com o ambiente. A adoção de práticas sustentáveis, ainda que neste caso em pequena escala, terá um impacto significativo a longo prazo para os usuários e para o artesanato no centro histórico da cidade de Varaždin.

Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA - Fotografia de Exterior, Fachada
© KONNTRA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Varazdin, Croatia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça das Artes Tradicionais de Varaždin / KONNTRA" [Square of Traditional Crafts in Varaždin / KONNTRA] 12 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958035/praca-das-artes-tradicionais-de-varazdin-konntra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.