Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, PortaEdifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, Escada, CercaEdifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego De Pol
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3D Surface, AGC Flat Glass Italian, Albed Delmonte, Artigianlegno, D-Line, Gualini S.p.A., Guardian Glass, Rigomarmi, Schüco, Secco Sistemi Spa, Unflair Spa, Universal Selecta Spa
  • Projeto: Vittorio Grassi, Marco Aloisini
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Exterior
© Diego De Pol

Descrição enviada pela equipe de projeto. Principe Amedeo 5” é um projeto de reforma arquitetônica que transforma a antiga sede do consulado americano em Milão em um edifício de escritórios contemporâneo e prestigioso.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Imagem 16 de 23
Planta 01

A intervenção tratou da restauração, ampliação e projeto de interiores, com uma abordagem metodológica unitária. O projeto respeita o edifício histórico e combina a qualidade dos espaços existentes com a flexibilidade e versatilidade exigidas pelo escritório contemporâneo, distribuindo 500 estações de trabalho nos 5 pavimentos do edifício para um total de 9.000 metros quadrados. O resultado é um ambiente cheio de história e, ao mesmo tempo, de inovação e inspiração criativa.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, Escada
© Diego De Pol

O edifício original data de meados do século XIX e é caracterizado por uma elegante fachada que se destaca no tecido urbano; o pátio interno, típico da arquitetura histórica milanesa, e as duas majestosas escadas que dividem as duas alas da planta, são os principais componentes expressivos do edifício. O projeto de restauração os aprimorou, consolidando a relação histórica com o ambiente urbano.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Diego De Pol

O pátio interno foi completamente liberado de vagas de estacionamento e transformado em um jardim florido, na melhor tradição milanesa. No fundo do pátio, como um plano de fundo cenográfico, foi criado um novo volume envidraçado de pé direito duplo para abrigar espaços confortáveis e bem iluminados de trabalho e moradia.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Imagem 17 de 23
Planta 02

A cobertura do edifício principal foi demolida e desenhou-se uma elevação com uma cobertura transparente de 600m², rodeada por um jardim e grandes terraços com vista para os espaços de trabalho e de onde se pode desfrutar de uma vista encantadora para o horizonte de Milão.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, Porta
© Diego De Pol

O projeto reflete a preocupação em relação à sustentabilidade, com o objetivo de obter a certificação LEED Gold. O uso de materiais ecológicos reciclados ou recicláveis, tais como madeira de faia laminada para paredes divisórias, acompanhada de vidro serigrafado com um motivo decorativo paramétrico, e técnicas de super isolamento para a contenção do consumo de energia contribuem para alcançar este objetivo. Além disso, com a instalação de bombas de calor de fonte de ar e painéis fotovoltaicos na cobertura, o fornecimento de energia de fontes renováveis fica garantido.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Interiores, Escada, Cerca
© Diego De Pol

Internamente, no átrio, nas escadas e nas áreas comuns em geral, o projeto reinterpreta o edifício histórico com revestimentos de paredes de texturas verticais refinadas em baixo relevo, combinados com portais de carvalho, pisos de basalto e lustres espetaculares que realçam as decorações de gesso das abóbadas.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Diego De Pol

Dentro dos escritórios, a intervenção combina os espaços existentes, amplos e elegantes, com as necessidades contemporâneas.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Imagem 19 de 23
Corte

O desenho e a cor das novas janelas, a iluminação difusa e focada, os pisos elevados e o revestimento refinado do banheiro definem um ambiente simples com uma característica distintiva forte, onde a luminosidade, a flexibilidade e a atenção aos detalhes dão aos espaços um caráter único.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Exterior
© Diego De Pol

A propriedade é atualmente um bem do fundo Thesaurus da Kryalos SGR, que concluiu a aquisição da Covivio em dezembro de 2020.

Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners - Fotografia de Exterior
© Diego De Pol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Principe Amedeo, 5, 20121 Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Escritórios Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners" [Office Building Principe Amedeo 5 / Vittorio Grassi Architetto & Partners] 08 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957896/edificio-de-escritorios-principe-amedeo-5-vittorio-grassi-architetto-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.