Casa Pela Metade / Projekt V Arhitektura

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de InterioresCasa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraCasa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de InterioresCasa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUKOENIGSTAHL, Hager, Hano, JAF Frischeis, Katmar, Philips, Shinnoki, Stand-ard Furniture Factory, Velux
  • Gestão De Projeto: Vernes Causevic
  • Arquiteto Responsável: Vernes Causevic
  • Arquiteta Responsável: Lucy Dinnen
  • Cidade: Sarajevo
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores
© Projekt V Arhitektura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro não planejado de Sarajevo, a Casa Pela Metade consiste na reforma do térreo de uma típica casa familiar na Bósnia, incluindo a construção de um estúdio anexo. Projetada pelos arquitetos do Projekt V Arhitektura para um casal cujo marido usa cadeira de rodas, o estúdio traz uma nova tipologia para a área, misturando um local de trabalho anexo à casa e um espaço de estar coletivo.

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Projekt V Arhitektura
Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Imagem 16 de 19
Planta Proposta - Térreo
Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Porta
© Projekt V Arhitektura

A casa existente foi construída em 1980 e foi reformada ao longo das décadas para se adequar às necessidades, considerando a guerra na década de 1990. O resultado foi uma casa com espaço limitado e restrito para morar e se locomover em uma cadeira de rodas, e ainda, abrigar uma grande família. A Casa Pela Metade responde à esse contexto desarticulado pós guerra do entorno e da antiga casa, com uma arquitetura simples e minimalista que organiza o ambiente. 

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Projekt V Arhitektura

A intervenção incluí o interior de uma nova extensão que pode funcionar como um estúdio semi independente. Projetado para acomodar um possível cuidador na vida idosa do casal, o estúdio incorpora uma grande sala de jantar e estar, um terraço coberto com churrasqueira, um banheiro com ducha no térreo; e um mezanino superior, com estantes de livros embutidas, projetado para ser um espaço tranquilo e separado do restante da casa. A forma traz um telhado inclinado sustentado por duas longas paredes laterais que criam um espaço central amplo, que dá uma sensação de generosidade. As portas de correr envidraçadas estendem a área de estar e criam a sensação de um grande espaço coberto ao ar livre.

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Projekt V Arhitektura

As paredes com marcenaria embutidas do chão ao teto, que cobrem toda a extensão das áreas de jantar, estar e ao ar livre, são importantes elementos para a arquitetura do anexo. Elas são tratadas como fachada, com vazios entalhados para acomodar janelas, corredores, assentos, estantes de livros, armários e um espaço para um futuro elevador que leva ao mezanino. Essa marcenaria se transforma a depender do uso: abrir armários embutidos, janelas e portas, transformar o sofá em cama ou acender o fogo do fogão, são ações cotidianas que dão vida às paredes e dão ao espaço uma sensação de dinamismo.

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Projekt V Arhitektura

Os revestimentos interiores são de carvalho e introduzem a natureza no espaço, inspirando-se nas florestas da Bósnia. As paredes fazem referência aos principais elementos de madeira de uma casa tradicional local: a ‘musandera’, uma linha profunda de armários embutidos, que normalmente estão localizados ao longo do comprimento da parede, pela qual se passa ao entrar em uma sala. O mezanino também faz referência às varandas de madeira ‘divanhana’ e ‘kemarija’, espaços de transição entre o interior e o exterior localizados nos pavimentos superiores das casas tradicionais bósnias.

Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Projekt V Arhitektura
Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Imagem 18 de 19
Corte A
Casa Pela Metade  / Projekt V Arhitektura - Fotografia de Interiores
© Projekt V Arhitektura

A segunda fase do projeto começou no início de 2021 e inclui uma reforma completa do interior da casa original, além de uma nova fachada. O Projekt V Arhitektura é um jovem estúdio de Arquitetura e Pesquisa com sede em Sarajevo e Londres.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pela Metade / Projekt V Arhitektura" [Half House / Projekt V Arhitektura] 06 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957892/casa-pela-metade-projekt-v-arhitektura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.