Enclave Natural Bobrowisko / 55Architekci

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de ExteriorEnclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior, OrlaEnclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de InterioresEnclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de ExteriorEnclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Mais Imagens+ 15

Stary Sącz, Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior, Orla
© Dariusz Ptak

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Bobrowisko" foi criado para tornar acessível um espaço único, a área de uma antiga pedreira, transformada por sucessão natural, que é o processo de mudança na estrutura das espécies de uma comunidade ecológica ao longo do tempo. O projeto propõe a introdução de uma passarela localizada acima das cabanas de castores, em conjunto com dois mirantes, como resposta à notável escassez de lugares públicos em áreas suburbanas, no limite da urbanização, imersas em paisagens atraentes que estão disponíveis para residentes e visitantes caminhantes, porém difíceis de acessar para pessoas com deficiência e famílias com crianças pequenas.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior, Orla
© Wojciech Świątek
Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Imagem 14 de 20
Plantas

Localizado fora da trilha, na bifurcação de rios de montanha, e, na intenção de exercer um papel educativo, sensibilizando para a beleza da natureza e da conscientizando sobre seu poder, mesmo diante dos danos antrópicos, o projeto é intimista e não invasivo ao ser implantado em um local que foi preservado.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Interiores
© Sylwester Adamczyk

As soluções adotadas, como o traçado planejado da passarela sobrepondo pequenos charcos e a falta de pilaretes, forçam a atenção dos visitantes e a observação vigilante ao meio ambiente. Uma passarela orgânica permite a assimilação gradual das vistas de diferentes perspectivas. Seu percurso desenhado permite familiarizar-se com o fenômeno natural de Bobrowisko. O percurso planejado e a forma da passarela permitem o contato direto com a natureza, enfatizam sua força e expansibilidade, mas também mostram ao observador sua variabilidade e mutabilidade.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior
© Sylwester Adamczyk

Os mirantes pelo caminho de madeira fazem parte do cenário e pretendem acalmar a percepção do visitante brevemente, evocando um estado de espera, para despertá-lo imediatamente, direcionando para os fenômenos mais importantes - a natureza. Ambos os mirantes estão localizados e orientados para locais previamente apreciados pelos "residentes" - castores e cisnes. A forma irregular corresponde às exibições naturais visíveis, indicando indiretamente a direção de interesse. Aberturas irregulares permitem esconder pequenos e grandes entusiastas da natureza selvagem das espécies observadas.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior
© Sylwester Adamczyk
Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Imagem 17 de 20
Corte

Um dos desafios deste projeto foi a necessidade de entrar na rota dos habitats dos animais, encontrando os caminhos da antiga escavação, além de considerar as flutuações do lençol freático. Os mirantes foram projetados para serem mantidos relativamente pequenos, com uma geometria complexa que reage à mudança de iluminação, oferecendo vários pontos de acesso visual. Seu acabamento deve sofrer ligeiras, mas contínuas modificações, cedendo ao meio natural com o passar do tempo. As salas proporcionam abrigo durante as intempéries e desempenham o papel de um museu aberto com dioramas que ilustram as etapas de criação do lugar e os elementos mais importantes do contexto natural.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior, Orla
© Sylwester Adamczyk
Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Imagem 20 de 20
Croqui 04

O material escolhido, a madeira local, integra o objeto com o meio ambiente, interagindo fisicamente com suas forças por, por exemplo, imersão nas águas dos charcos, sofrendo uma degradação parcial e planejada. Placas gravadas trazem a riqueza da fauna, da flora e da cultura local escondida do olhar destreinado, fornecendo as informações necessárias para uma vivência contemplativa e independente do local a qualquer momento.

Enclave Natural Bobrowisko  / 55Architekci - Fotografia de Exterior
© Dariusz Ptak

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:33-340 Stary Sącz, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Enclave Natural Bobrowisko / 55Architekci" [The Bobrowisko Nature Enclave / 55Architekci] 03 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957835/enclave-natural-bobrowisko-55architekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.