Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de ExteriorComplexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de InterioresComplexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores, EscadaComplexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Exterior, TijoloComplexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9405
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lin Ho Photography
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, ISEO Asia, Igreen
  • Arquitetos Responsáveis: John G N Bulcock RIBA, Chin Kuen Cheng APAM
  • Clientes: Aemulus Corporation
  • Equipe De Projeto: Design Unit Architects Sdn Bhd
  • Cidade: Bayan Lepas
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Exterior
© Lin Ho Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aemulus é um edifício de fábrica e escritórios de mais de 58 mil metros quadrados projetado e construído para uma empresa de eletrônicos. O terreno se volta para o Aeroporto de Penang, o qual se tornou o principal objeto das vistas do projeto. Conceitualmente, uma caixa elevada de tijolos se parte para permitir a entrada em um saguão com vista para a pista de voo do aeroporto. O espaço entre as duas caixas de tijolos abriga a recepção e uma circulação. As fachadas são fechadas com tijolos, exceto no lado que se volta para o aeroporto – permeável pela forma com que os tijolos foram assentados. 

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Exterior
© Lin Ho Photography

Nos escritórios, bem como nas áreas de produção, o cliente demandava por uma hierarquia de espaços criativos e de descanso que também promovessem a interação das equipes e outros encontros informais. A ideia era ter espaços tranquilos para contemplação e espaços maiores para colaboração. O átrio, o saguão principal e a circulação também se tornam um espaço multifuncional para grandes e pequenos encontros e reuniões improvisadas.

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores, Escada
© Lin Ho Photography
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Imagem 28 de 37
Planta - Pavimento Térreo
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores, Vidro, Cadeira
© Lin Ho Photography

O saguão é acessado por meio de um "túnel" que corta o edifício, ou seja, uma passagem de tijolos em rampa, com paredes, piso e teto convergindo para um ponto: a porta de entrada principal. Esta passagem leva funcionários e visitantes por um percurso que vai do "ambiente escuro" do túnel ao volume cheio de luz do saguão com vista para a pista de voo do aeroporto. 

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores
© Lin Ho Photography

Todos os espaços de circulação são ventilados naturalmente, incluindo o saguão principal com pé direito triplo, onde o resfriamento é auxiliado por dois grandes ventiladores industriais. Uma abertura estreita e contínua no teto do saguão principal expele o ar quente que sobe.

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores, Viga
© Lin Ho Photography
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Imagem 35 de 37
Diagrama Conceitual

A localização e a orientação do edifício protegem contra a luz solar direta. Paredes de tijolos angulares protegem as aberturas em geral, enquanto uma cobertura flutuante com venezianas fornece sombra adicional e mantém o jardim do telhado protegido. As aberturas zenitais no escritório do último pavimento fornecem luz natural adicional para o interior, enquanto a luz natural é emprestada da área do saguão para os escritórios e espaços de produção totalmente envidraçados. O vidro de baixa emissividade e duplo é usado em todos os vidros externos, enquanto o ar-condicionado e a iluminação com baixo consumo de energia ainda assim são necessários. O paisagismo também é usado para sombrear o edifício. 

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores
© Lin Ho Photography
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Imagem 33 de 37
Cortes
Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Interiores, Cerca
© Lin Ho Photography

A água da chuva é canalizada do telhado e levada a reservatórios no subsolo, o que é uma escolha importante, tendo em vista o clima tropical. A água da chuva é captada e então reciclada para uso no paisagismo..

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Lin Ho Photography

Foram usados tijolos locais de barro, tanto nas paredes internas quanto externamente, com grandes juntas de argamassa, criando uma textura orgânica e inconsistente de cor, mas alcançando um tom geral distinto. Os tijolos também são de baixa manutenção, uma característica que é compartilhada com as colunas de concreto aparente e as lajes. Quando a luz natural incide sobre tijolos e sobre o concreto, ela dá vida ao material e é muito poética - as fachadas ganham vida e mudam constantemente ao longo do dia.

Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd - Fotografia de Exterior
© Lin Ho Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bayan Lepas Free Industrial Zone, 11900 Bayan Lepas, Penang, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Corporativo Aemulus / Design Unit Architects Sdn Bhd" [Aemulus at the Runway / Design Unit Architects Sdn Bhd] 03 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957830/aemulus-na-pista-de-decolagem-design-unit-architects-sdn-bhd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.