Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura

Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, PrateleiraApartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Porta, JanelaApartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraApartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, Janela, CadeiraApartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos Responsáveis: Philippe Nunes, Livia Ornellas
  • Equipe De Projeto: Saulo Morgado, Juliana Bauer, Eric Ribeiro, Tadeu Asevedo
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o jovem cliente (solteiro, na faixa dos 30 anos) chegou ao escritório da NOP Arquitetura, de cara os arquitetos Lívia Ornellas e Philippe Nunes viram a possibilidade de inovar. Como o apartamento, localizado no bairro Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, era muito antigo e demandava muitas melhorias para se adequar às premissas do proprietário (open space e integração da sala e cozinha), a dupla propôs uma adequação geral na arquitetura, que logo foi aprovada. O morador queria que seu primeiro apartamento aparentasse ter mais que 76m², com uma pegada mais moderna e industrial, sem perder a referência ao clássico, refletindo sua personalidade e seu momento de vida. Ele apresentou à NOP Arquitetura referências contrapostas: algumas bem industriais e outras bem clássicas. Os arquitetos tiveram, portanto, o desafio de uni-las e criar algo que equilibrasse e se sustentasse em forma e estética.

Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Prateleira
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio
Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Vidro
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Para nisso, mesclaram referências industriais (serralheria e a cor preta, por exemplo) com elementos clássicos de interiores (boiseries, piso amadeirado) para obter um mix de estilos bem interessante. No que se refere aos destaques do projeto, na arquitetura, a mudança da planta valorizou o apartamento. Originalmente, o imóvel tinha uma suíte e um banheiro social, que atendia a sala e o segundo quarto. Os arquitetos conseguiram, com ajustes na planta, transformar o banheiro de serviço pouco utilizado em lavabo, e converter o banheiro social em suíte. Com isso, após a reforma, o apartamento passou a ter duas suítes, além do lavabo, que hoje atende a área social. A dupla também mudou o quarto principal, antes nos fundos, para uma posição melhor na planta do imóvel.

Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Porta, Janela
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Outro destaque foi a abertura da cozinha para a sala, com portas de correr de esquadrias pretas com fechamento em vidro, que garantem claridade e maior integração dos ambientes. Já nos interiores, o destaque fica para o piso em porcelanato amadeirado, paginado em chevron, que invade 100% do apartamento, criando uma base única e contínua que fez o imóvel parecer mais amplo. Algumas curiosidades deste projeto que valem a pena ressaltar: • O apartamento precisava ser de fácil manutenção e conservação para se adequar à vida corrida do morador. Por isso, a opção pelo porcelanato amadeirado. • Os cobogós de fechamento da área de serviço são originais e foram mantidos, acrescentando mais charme ao projeto. • Os boiseries da parede são elementos que o cliente tinha na casa da família e quis trazer para o primeiro apartamento dele. • A estante de serralheria é toda de encaixe, podendo ser desmontada. Ao todo, o projeto levou dois meses para ser elaborado e seis meses para ser executado, incluindo a obra e a decoração.

Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, Janela, Cadeira
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Flamengo, Río de Janeiro - Estado de Río de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura" 26 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957600/apartamento-flamengo-nop-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.