Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal

Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Simone Bossi

Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de InterioresCasa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de InterioresCasa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armony Cucine, Gigacer, Kreon, Schneider
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, iniciado há 3 anos, pode ser considerado uma alegoria antagônica ao famoso filme O Náufrago, perdido em uma ilha. Localizada nos arredores de Paris, bem no sopé de La Défense, em uma acumulação de arranha-céus enormes, a casa estava quase perdida na beira de uma ruela que termina abruptamente confinada em um aglomerado de torres. Essa situação brutal, entre a utopia modernista de alta densidade e a arquitetura modestamente do século XIX, enfatiza a sensação de um pequenino ser em Défense.

Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, Escada
© Simone Bossi
Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

A casa parecia uma ostra sem casca, perdida no oceano. Felizmente, ela foi articulada em torno de um pequeno pátio ajardinado exoticamente plantado e por isso decidimos, já na primeira visita com meu parceiro Gil Percal, que esta casa deveria ser protegida deste mundo predatório externo, virando as costas para a rua e apenas olhando para si mesma, seu jardim e suas próprias qualidades, ainda a serem encontradas. Que momento de beleza divina, quando você abre caminho para esta outra verdade onde suas instalações triviais usuais se tornam elementos naturais. Quando seu piso de ladrilhos verdes cinza se torna água rasa. Quando seu longo banco de concreto se transforma em uma praia de areia onde a água faz cócegas em seus pés. Quando uma mesa de carvalho maciço se torna a grande árvore em torno da qual você se reúne como uma família. Quando uma cozinha preta fosca se transforma no carvão que você encontrou na floresta queimada. Quando uma biblioteca imponente se torna o penhasco, você escala todos os dias, e os livros nela se tornam os degraus que o ajudam a subir.

Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi
Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo
Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Simone Bossi

Quando uma cortina de grandes dimensões se transforma em uma cachoeira, ou mesmo apenas no vento. Quando uma ponte curva de concreto branco se torna uma neblina passando silenciosamente logo acima de sua cabeça. Quando uma gigantesca janela saliente se torna nada mais do que o céu, com seus pores e amanheceres. Quando uma escada de madeira emergindo da água rasa se torna o início de um caminho para ir para outro lugar, subir a montanha, acima das nuvens. Então você vê. É a sua ilha, é a ilha de tudo. Já pode fechar o seu livro, colocá-lo de volta na estante e dar um passeio no seu jardim, o verdadeiro.

Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ilha / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal" [The Island House / Clément Lesnoff-Rocard + Gil Pescal] 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957239/casa-ilha-clement-lesnoff-rocard-plus-gil-pescal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.