Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 6 de 12
© Spasoje Krunic Archives

A Sede Operativa da Polícia de Belgrado, projetado pelo arquiteto sérvio Spasoje Krunić quase quarenta anos atrás, é um edifício tecnologicamente muito à frente de seu tempo. Construído nos idos de 1983, a Sede da Polícia de Belgrado é um edifício de formas extravagantes e baseado em conceitos futuristas. A sofisticação de suas formas e soluções construtivas, juntas, fazem deste projeto uma obra única e que encontra ressonância entre a arquitetura e o design. Procurando decifrar seu estilo ou tipologia, o edifício foi recorrentemente associado ao novo construtivismo, um movimento que nunca chegou a se estabelecer de fato, e tampouco se apresenta como uma tendência atual na arquitetura sérvia. Na verdade, este projeto singular surgiu como uma resposta a um conjunto específico de limitações impostas ao arquiteto.

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 2 de 12Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 3 de 12Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 4 de 12Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 5 de 12Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Mais Imagens+ 7

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 3 de 12
© Spasoje Krunic Archives
Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 10 de 12
© Spasoje Krunic Archives

Acontece que, a sede da polícia de Belgrado foi o primeiro edifício institucional do país a ser construído em um sistema construtivo misto de concreto e estrutura espacial em aço. Concebida a partir de treliças espaciais de encaixe, a estrutura projetada por Krunić assume a forma de grade, ou malha. O que é mais surpreendente na solução adotada pelo arquiteto sérvio é que, devido à complexidade da estrutura, à cada interseção revelam-se distintas formas e conexões. Traduzindo de uma forma mais simples, em última análise a estrutura do edifício da sede da polícia de Belgrado consiste em tubos de aço e elementos de conexão do tipo bola—um sistema conhecido também como “MERO”. A estrutura base do edifício foi executada em concreto armado e, do ponto de vista construtivo, representa o núcleo rígido do edifício, e do ponto de vista funcional, a estrutura de concreto cumpre a função de núcleo vertical de circulação.

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 8 de 12
© Spasoje Krunic Archives

Cumprindo tanto uma função estrutural quanto conceitual, a estrutura espacial de aço do edifício acolhe seja a principal sala de reuniões da delegacia quando a plataforma elevada do heliporto. Além disso, entre estes dois importantes elementos, encontram-se os escritórios operacionais, todos altamente práticos e de fácil acesso. Outra característica única da Sede da Polícia de Belgrado é o conceito de “cobertura verde”, a qual conta com uma camada de 50cm de terra. Além de toda a complexidade de sua estrutura física, os espaços do edifício foram concebidos segundo os dispositivos tecnológicos mais modernos disponíveis na época, assim como as soluções de isolamento térmico e acústico mais inovadoras.

Spasoje Krunić

Uma das figuras mais proeminentes da arquitetura sérvia contemporânea, Spasoje Krunić (1939) conta com um vasto portfólio de obras construídas, inúmeras participações em exposições internacionais além de diversos prêmios em concursos nacionais e internacional de arquitetura.

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 12 de 12
© Spasoje Krunic Archives

Além disso, o também professor de arquitetura Spasoje Krunić, conta com quatro sistemas construtivos patenteados em seu currículo.

A obra construída de Spasoje Krunić parece emergir de um tempo outro, elas carregam consigo a imagem de um país marcado por uma série de conflitos e incertezas. Seguindo a estrada inicialmente pavimentada pelo movimento modernista na Sérvia, a obra de Krunić pode ser vista como uma continuidade, ou melhor, um desdobramento deste último.

Isso significa dizer que, os laços com o passado se mantém e mais, eles são enriquecidos pelo próprio estilo de Krunić, que embora profundamente enraizado na cultura local, encontra ressonância em um contexto mais amplo. 

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 9 de 12
© Spasoje Krunic Archives

Como o próprio arquiteto afirma, a sua fonte de inspiração vem de uma profunda reflexão sobre o passado e sobre o patrimônio histórico material e imaterial. Entretanto, ao mesmo tempo, a principal característica da obra de Krunić é o seu afastamento para com os elementos da arquitetura vernacular sérvia. Porém, este distanciamento é apenas conceitual, evitando um mero mimetismo banal de suas formas.

Tal abordagem revela uma busca constante do arquiteto por novas soluções tecnológicas, e como adaptá-las à uma nova forma de se fazer arquitetura. Na obra construída de Spasoje Krunić existe uma ordem compositiva única e singular, assim como uma estrutura arquitetônica com uma hierarquia clara e estratificada que, com sua monumentalidade, é capaz de estabelecer um vínculo direto com o entorno imediato. Krunić busca constantemente construir uma unidade fluida, onde é praticamente impossível definir limites entre arquitetura e a paisagem.

Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic - Imagem 1 de 12
© Spasoje Krunic Archives

Em sua expressividade formal, a obra de Krunić é caracterizada por uma ênfase na unidade. Por mais inovador e tecnologicamente avançado que sejam os sistemas construtivos que o arquiteto utiliza, o mais importante é o domínio da materialidade da forma sobre qualquer outro aspecto formal do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bulevar despota Stefana 107, Belgrado, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Bogdan Peric. "Clássicos da Arquitetura: Sede de Operações da Polícia de Belgrado / Spasoje Krunic" [AD Classics: Police Center Operative Headquarters / Spasoje Krunic] 19 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957074/classicos-da-arquitetura-sede-de-operacoes-da-policia-de-belgrado-spasoje-krunic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.