-
Arquitetos: MESURA
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Salva Lopez
-
Fabricantes: Santa & Cole, nanimarquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Ter surge de um processo de catalogação do entorno cultural e natural que habita. As decisões por trás de sua forma e materialidade partem do pressuposto de afetar o mínimo possível o ambiente natural e interpretar a cultura de construção local da região (os campos rurais e vilarejos de l'Empordà), utilizando técnicas de construção contemporâneas. Seguindo essa premissa, a Casa Ter visa criar um sentido pessoal do lugar, em contato estreito com todos os elementos que a cercam.
A construção utiliza materiais de construção locais: a cerâmica La Bisbal e pedras do rio Ter. A Casa Ter está localizada na Baix Empordà, uma região que funciona como um cruzamento entre três paisagens naturais: mar, montanha e campo. Para tornar este contexto tangível para seus usuários, a casa é composta de dois volumes que criam três espaços diferentes, cada um dos quais se ramifica em direção a uma das paisagens circundantes, afetando o mínimo possível o ambiente natural.
Seguindo as tradições locais de construção, as paredes da Casa Ter são feitas de materiais KM0, utilizando uma mistura de concreto e pedras do rio Ter com cerâmica, um material com uma longa tradição cultural na vizinha La Bisbal, onde o material é uma das principais atividades econômicas.
A casa toma forma a partir da observação das diferentes vistas do terreno, com cada volume correndo em direção ao mar, as colinas e os campos. A entrada da Casa o leva a um pátio fechado gerado por dois volumes em "L" (situados na parte plana do terreno). Um dos volumes funciona como uma área pública, enquanto o outro é privado, sob a forma de uma série de dormitórios e banheiros.
O segundo volume conecta a cozinha à área pública, criando um ponto de encontro entre os dois volumes. Este ponto de encontro foi projetado como uma varanda tradicional, parte dentro e parte fora, pois o espaço tem grandes portas de vidro deslizantes que podem ser fechadas ou abertas dependendo do tempo (sombra muito necessária no verão, fechada no inverno).
No segundo pavimento encontra-se o dormitório principal, que tem uma enorme abóboda catalã cuja geometria corresponde à extrusão da curva que é limitada pela altura máxima permitida, o eixo das paredes e a fachada da casa. Sendo o quarto o espaço mais íntimo, apenas este dormitório tem vistas completas da paisagem circundante.
Um estilo de vida mediterrâneo significa viver muito ao ar livre, devido ao clima agradável durante todo o ano. Na Espanha, não é raro ter uma cozinha ou sala ao ar livre, onde as pessoas passam a maior parte do dia juntas. Idealmente, essas áreas estão intimamente ligadas ao interior da casa, ampliando o espaço de moradia e criando espaços difusos, entre o interior e o exterior.
A Casa Ter é uma casa multiuso no sentido de que pode ser usada de diferentes maneiras, dependendo das necessidades do usuário ou da época do ano. Ela pode ser fechada ou aberta completamente. É possível optar por manter a natureza à distância através das janelas ou deixá-la entrar em casa. A área central, a varanda, pode ser o que o usuário quiser que seja.