Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 8 de 40
© Bertrand Verney Photographe

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 2 de 40Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 3 de 40Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 4 de 40Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 5 de 40Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Bonglet, Boudier, Cem, EN’GO, Jacquinot, LES PEINTURES REUNIES, Lapierre, Main de fer, Menuiserie du Chalonnais, Pennequin, Tachin
  • Clientes: Grand Dijon Habitat
  • Engenharia: EVP, B52, VPEAS, VERDI
  • Paisagismo: Clara Berthet & JDM Paysagistes
  • Cidade: Dijon
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 3 de 40
© Bertrand Verney Photographe

Descrição enviada pela equipe de projeto. UNITÉ (S) é um projeto experimental desenvolvido por Sophie Delhay em Dijon, França, que enfrenta uma série de estereótipos comuns sobre habitação. Este projeto aborda o tema da habitação desde os cômodos e da flexibilidade dos espaços. “Considerar a habitação como um conjunto de cômodos de dimensões idênticas, em rede livre, sem hierarquia e sem atribuição, leva a uma visão emancipada da convivência e das relações humanas”, afirma a arquiteta.

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 2 de 40
© Bertrand Verney Photographe

De acordo com sua tipologia (estúdio, 1, 2, 3 ou 4 cômodos), os apartamentos são compostos por vários ambientes da mesma dimensão, aos quais nenhuma função foi atribuída a priori. Os habitantes são livres para organizar a sua casa como quiserem e adaptá-la ao seu modo de viver. No seu conjunto, este edifício é composto por 240 cômodos, correspondendo a 2 estúdios, 12 apartamentos de um cômodo, 16 de dois, 10 de três cômodos e 1 ampla sala comum. Cada ambiente mede 13m² (3,6 m / 3,6 m), uma superfície padrão que confere universalidade e flexibilidade às habitações.

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 6 de 40
© Bertrand Verney Photographe

Esta unidade básica corresponde à diferença de área entre as tipologias (estúdio 32 m²> um cômodo 45 m², dois cômodos 65 m²> três cômodos 78 m²). Além da cozinha, o único espaço fixo é uma sala central, tacitamente atribuída à função de sala de jantar - hall - sala de trabalho. Dependendo da localização da sala, cada apartamento pode cumprir três esquemas diferentes: cruzado, diagonal ou agrupado. A fluidez perfeita da planta também é possível por um elemento-chave: os corredores de grandes dimensões de uma sala para outra.

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 32 de 40
Axonométrica
Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 38 de 40
Elevação
Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 39 de 40
Diagrama

Todos os ambientes são distribuídos pela sala central. Os corredores de 1,20 m de largura permitem a conexão visual e espacial de todos os cômodos do apartamento, enquanto grandes portas de correr de madeira podem ser fechadas para separá-los. Essa flexibilidade também exige uma série de ajustes para que cada sala possa oferecer os mais altos padrões de qualquer um dos usos a que possa ser atribuída. As persianas foram concebidas de forma a possibilitar o blackout total em todas as divisões (como é necessário para os quartos). A área envidraçada das janelas é generosa e semelhante em cada ambiente (não há janelas menores).

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 5 de 40
© Bertrand Verney Photographe

Armários e guarda-roupas personalizados também são instalados em todos os ambientes. Mais precisamente, todas as janelas são transformadas em fachadas habitadas. Do lado do jardim, a janela está inserida em um nicho rodeado por armários de madeira onde é possível sentar e desfrutar do quintal. Voltado para a rua, um sistema de cortina deslocado da fachada cria um espaço intermediário entre a casa e a cidade. Além disso, cada apartamento possui um terraço que corresponde a uma verdadeira sala ao ar livre de 13m².

Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture - Imagem 4 de 40
© Bertrand Verney Photographe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:49 Avenue de Stalingrad, 21000 Dijon, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Experimental Unité (s) / Sophie Delhay architecture" [Unité(s) Experimental Housing / Sophie Delhay architecture] 27 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955535/edificio-residencial-experimental-unite-s-sophie-delhay-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.