Casa CRA / Estudio MMX

Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, FachadaCasa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Banheiro, BanheiraCasa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Escada, MadeiraCasa CRA / Estudio MMX - Fotografia de ExteriorCasa CRA / Estudio MMX - Mais Imagens+ 19

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: Estudio MMX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Arquiteto Responsável: Estudio MMX
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CRA está localizada em um clube de campo residencial em Avándaro, México. O clube de campo, como muitos outros no país, estabelece critérios gerais de projeto e sugere, com ênfase, o uso de formas e materiais específicos. Dada a natureza montanhosa do local, o regulamento infere a necessidade de preservar o caráter rústico da região por meio da arquitetura. Na maioria das vezes, as restrições regulatórias são desafios reais que são resolvidos por meio de análise e projeto. Neste caso, o desenho da casa demonstra uma estratégia de hibridização estilizada, com o duplo propósito de dar continuidade ao carácter do todo, ao mesmo tempo em que articula, de forma alternativa, os diferentes espaços e o programa da casa.

Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Exterior

Em vez de estar posicionada perpendicular ao acesso, toda a casa é rotacionada, procurando obter as melhores orientações e mis amplas vistas para o campo de golfe. Rotacionando os limites e as paredes do perímetro da casa, são estabelecidas relações alternativas com o exterior. Em vez de uma cerca, espaços diagonais ajardinados são abertos, corrigindo a relação convencional de fronteira entre o terreno e a casa. A mesma torção permite articular espaços fechados e semifechados, sempre relacionados ao jardim e ao campo de golfe.

Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Madeira
Casa CRA / Estudio MMX - Imagem 24 de 24
Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Rafael Gamo

No nível superior, as salas estão dispostas em torno de um espaço central de distribuição e captação de energia solar (calor) e convertidas em plataformas de observação, possuindo vistas para a floresta. Os quatro espaços contidos sob o teto e a estrutura de madeira permitem que uma família inteira seja acomodada em cada um dos quartos, aproveitando as alturas generosas com mezaninos.

Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama
© Rafael Gamo
Casa CRA / Estudio MMX - Imagem 23 de 24
Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Rafael Gamo

Em todos os momentos as paisagens imediatas, médias e distantes foram respeitadas. Na verdade, a casa é uma homenagem à paisagem existente e intervém de forma menos invasiva possível. A casa representa um precedente e uma forma alternativa de cumprir os regulamentos, protegendo a imagem arquitetônica do conjunto e do ambiente natural, estabelecendo um diálogo material inteligente com a tradição e a contemporaneidade. O sistema de construção valoriza os artesãos e métodos locais, ao mesmo tempo em que cria espaços interessantes e funcionais. Por meio da observação e do estudo, podem ser alcançadas construções que oferecem diferentes resultados espaciais, estruturais e formais, através da utilização racional de recursos materiais e humanos "como de costume", alcançando também um desempenho espacial, formal e energético integral.

Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Pilar, Concreto
Casa CRA / Estudio MMX - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CRA / Estudio MMX" [Casa CRA / Estudio MMX] 25 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955437/casa-cra-estudio-mmx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.