Casa W / ar-Architects

Casa W  / ar-Architects - Imagem 2 de 41Casa W  / ar-Architects - Imagem 3 de 41Casa W  / ar-Architects - Imagem 4 de 41Casa W  / ar-Architects - Imagem 5 de 41Casa W  / ar-Architects - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: ar-Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  419
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Pirrone
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Binova, Eagon, Sto
  • Equipe De Projeto: Shin Gyu Sung, Lim Pil Gyun
Mais informaçõesMenos informações
Casa W  / ar-Architects - Imagem 12 de 41
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um lote de esquina, com implantação norte-oeste, em um denso bairro residencial perto de Seul, a Casa W foi projetada para um casal e seus dois filhos adolescentes. Ao mesmo tempo que os terrenos de esquina permitem que as edificações sejam mais amplas, as casas acabam ficando expostas à vizinhança e podem ter sua privacidade comprometida. Partindo desse princípio, a família demandava privacidade acima de tudo, enquanto os arquitetos buscaram não sacrificar o conforto ambiental perante essa preocupação.  

Casa W  / ar-Architects - Imagem 2 de 41
© Sergio Pirrone
Casa W  / ar-Architects - Imagem 33 de 41
Planta - Térreo
Casa W  / ar-Architects - Imagem 24 de 41
© Sergio Pirrone

O desafio, portanto, foi promover privacidade suficiente, e ainda fornecer conforto. Dessa forma, o projeto usou como estratégia a criação de pequenos pátios internos que agem como espaços intermediários entre o interior e o exterior. Cada pátio é diferente e tem uma forma específica de se relacionar com o exterior, seja por aberturas laterais, seja por aberturas zenitais, ou através dos dois. 

Casa W  / ar-Architects - Imagem 5 de 41
© Sergio Pirrone
Casa W  / ar-Architects - Imagem 41 de 41
Diagrama - Corte.
Casa W  / ar-Architects - Imagem 3 de 41
© Sergio Pirrone

O resultado dessa preocupação, somada a abordagem de projeto, é uma casa que pode parecer monótona e silenciosa do lado de fora, porém, é por esses pátios que internamente ela se torna iluminada e fresca. Apesar da casa ser fechada na parte de fora, há muitas aberturas discretas. Uma grande abertura olha para a mata próxima dali, oferecendo boas vistas, sol e ventilação. Outras aberturas, localizadas do outro lado, são menores e foram locadas estrategicamente para proteger visualmente a família. Essa estratégia perante as aberturas busca privacidade aos moradores ao passo que também permite ampliar o acesso à luz e ventilação natural. 

Casa W  / ar-Architects - Imagem 4 de 41
© Sergio Pirrone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa W / ar-Architects" [W House / ar-Architects] 21 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955240/casa-w-ar-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.