Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, ConcretoArmazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de InterioresArmazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de ExteriorArmazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Interiores, Sala de EstarArmazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Mais Imagens+ 41

Luzhou, China
  • Arquitetos: DCA, Langjiu Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chengdu Dajiaoya Bricks Company, Panzhihua Steel, Zhuhai Jingyi Decoration Company
  • Arquiteto Responsável: Xiaoguang Lin (Langjiu Group)
  • Equipe De Projeto: Xiaoguang Lin, Qiang Chen, Gaofeng Li, Caiping Yang, Yuyan Zou
  • Cliente: Langjiu Group
  • Engenharia: Sichuan Shutai Architectural Design Co., Ltd.
  • Fachada: Xiaoguang Lin, Gaofeng Li
  • Design De Interiores: Xiaoguang Lin, Caiping Yang
  • FF&E: YiXiang Design Consultants (Pequim) Co., Ltd., Yuyan Zou
  • Projeto Executivo: Sichuan Songshanhai Hotel Design Co., Ltd.
  • Consultoria De Iluminação: Brandston Partnership Inc.
  • Construtora: Sichuan No.1 Construction Co., Ltd.
  • Cidade: Luzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© ARCH-EXIST

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Armazém de Licores Erlang encontra-se situado na cidade homônima de Erlang, no condado de Gulin, província de Sichuan, sudoeste da China. Erlang é conhecida como a principal produtora do Licor Langjiu, um dos dois principais componentes do famoso molho de soja Baijiu, o qual é produzido ao longo do vale do rio Chishui. Inspirados pela cultura e história do lugar, o Langjiu Group decidiu projetar e construir uma moderna fábrica de licores em Erlang, sendo o Armazém o primeiro e mais importante projeto a ser inaugurado em sua nova sede de Langjiu.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Li Zhou

Tecnicamente falando, o Armazém de Licores é um edifício industrial concebido para abrigar os tradicionais jarros cerâmicos onde o licor destilado repousa antes de ser envasado e expedido; entretanto, como o primeiro projeto construído em nossa nova sede, nós do Langjiu Group concebemos esta estrutura funcional para ser algo a mais que um mero edifício industrial, e para isso foi necessário reinventar esta tradicional tipologia da arquitetura chinesa.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior
The Grand Stair in front of the Storehouse. Image © ARCH-EXIST

Uma Arquitetura do Lugar. Em primeiro lugar, nós do Langjiu Group acreditamos que a arquitetura deve respeitar a paisagem natural, cultural e histórica na qual se insere. Dito isso, é importante ressaltar que o Armazém de Licores encontra-se implantado em meio à um exuberante vale encastoado na montanha. A fim de melhor acomodar a estrutura do Armazém no terreno, causando o menor impacto possível na paisagem natural, utilizamos o edifício como uma forma de vencer a diferença de nível entre uma extremidade e outra do lote, encaixando cuidadosamente cada uma de suas funções em diferentes níveis através de uma série de plataformas escalonadas. Desta forma, o Armazém parece integrar-se perfeitamente à topografia do terreno, como se ali sempre estivesse estado.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Imagem 33 de 46
Master Plan. Image Courtesy of DCA

Um Armazém Contemporâneo. O Armazém é uma das tipologias mais tradicionais da arquitetura vernacular chinesa e como tal, faz parte da cultura local, principalmente ao que se refere à fabricação dos famosos Licores de Langjiu. Desta forma, este não é apenas um mero edifício industrial e portanto, os materiais utilizados deveriam expressar esta ambivalência entre o tradicional e o moderno. Basicamente, para a construção da estrutura do Armazém utilizamos tijolos de barro, os quais imediatamente nos fazem lembrar dos jarros de cerâmica utilizados na produção dos Licores. A cor terrosa e o padrão da fachada de tijolos também realçam a qualidade introvertida e serena do edifício do Armazém. Além disso, alguns elementos arquitetônicos locais foram utilizados para reafirmar o nosso comprometimento e respeito para com esta tão importante tipologia da arquitetura tradicional chinesa.  

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Interiores
© ARCH-EXIST
Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Concreto
© ARCH-EXIST

Um Lugar para Estar e Experimentar. Concebemos o projeto do Armazém de Licores não apenas para ser um espaço funcional voltado à produção e armazenamento, mas principalmente como um espaço de estar, convívio e experimentação. Assim, projetamos este edifício como um roteiro ou uma espécie de percurso no qual os visitantes são convidados a descobrir todos os encantos da propriedade. Para equalizar as diferenças de nível do terreno, incorporamos ao projeto um praça de acesso elevada, um elevador turístico além de uma série de escadas rolantes e pequenos terraços de observação ao longo do percurso. Com isso, os visitantes podem desfrutar desta experiência sem interferir no funcionamento e operação do edifício.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior
Rooftop entrance to the Storehouse. Image © Li Zhou
Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior
© Li Zhou

Ressonância e Diálogo. “Nosso objetivo é estabelecer poderosos atributos fenomenológicos no espaço e assim, elevar a experiência da arquitetura à um nível ideológico.” -- Steven Holl. Uma boa arquitetura é aquela que encontra ressonância na experiência do espaço, nas características específicas do lugar e no seu contexto cultural único. É aquela que através de suas características contemporâneas, é capaz de despertar a nossa imaginação e estabelecer um diálogo com o passado. Acreditamos que o Armazém de Licores de Erlang é exatamente um pouco disso tudo, um projeto de arquitetura que realça todas as características únicas desta paisagem única.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior
Light effect of the Storehouse. Image © Li Zhou
Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Interiores
The spiral ramp. Image © ARCH-EXIST

Carinhosamente apelidado de Jarro Gigante, o espaço de armazenamento foi construído com cerca de 150.000 tijolos de barro, estabelecendo uma espécie de trama aberta que faz deste o principal elemento compositivo da estrutura do Armazém. A complexidade de suas formas não é resultado, apenas do legado da expertise e tradição construtiva local, mas uma forma de estabelecer um diálogo com a paisagem natural, histórica, cultural e social de Langjiu.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior
© ARCH-EXIST
Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Interiores
© ARCH-EXIST

Sua trama aberta garante a circulação constante de ar fresco, estabelecendo um microclima perfeito para o processo de maturação do licor além de manter a concentração de álcool no ar em um nível seguro. O espelho d'água é um elemento recorrentemente utilizado nas casas da região e portanto, é algo que faz sentido ser utilizado neste projeto. Além disso, a água favorece o processo de resfriamento evaporativo ajudando a controlar a temperatura interna do armazém nos dias mais quentes do verão. Desta forma, o Armazém oferece o ambiente ideal para o armazenamento dos requintados licores que fazem de Erlang conhecida no mundo todo.

Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA - Fotografia de Exterior, Fachada
Perforated brick wall. Image © ARCH-EXIST

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gulin County, Luzhou, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Armazém de Licores Erlang / Langjiu Group + DCA" [The Erlang Liquor Storehouse of Langjiu Estate / Langjiu Group + DCA] 18 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955051/armazem-de-licores-erlang-langjiu-group-plus-dca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.