Cabanas DSA / COA Arquitectura

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Exterior, PortaCabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, MadeiraCabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, MadeiraCabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de ExteriorCabanas DSA / COA Arquitectura - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: COA arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  667
  • Arquiteto Responsável: COA arquitectura
  • Colaboradores: Diana Quiroz Chávez, Adriana Osuna Maciel, Leonardo Jiménez, Samuel Camacho, Yael Peñuñuri E., Israel González A.
  • Construção: Fabrica
  • Engenharia Estrutural: CEROMOTION - Juan Jesús Aguirre
  • Cidade: Tapalpa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Exterior
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Passando pela pequena cidade de San Antonio, seguindo pela estrada de terra para subir o morro e entrar na mata, tudo fica para trás para chegar ali, no interior da floresta.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© César Béjar
Cabanas DSA / COA Arquitectura - Imagem 14 de 17
Planta - Pavimento Térreo
Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© César Béjar

Pinheiros e alguns carvalhos estreitam as vistas e envolvem o local, deixando algumas clareiras no terreno. Um portão e uma pequena cabana de guarita, com uma adega, marcam o acesso. Ao descer a colina, avista-se entre as árvores quatro volumes, algumas chaminés e duas cabanas, que juntas formam uma aldeia.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© César Béjar

Pedra, concreto, aço e madeira são os materiais em composição, de forma a mimetizar-se com o meio ambiente, de modo que as construções recebem o sol e a chuva, a lama e o tempo. É um local de descanso, convivência e lazer. Seguindo as construções vernaculares, os telhados inclinados, os beirais, mezaninos, as pequenas janelas, circulações e pórticos procuram atender às mesmas demandas, reinterpretando-as.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© César Béjar

O programa foi dividido em dois setores, uma área de estar e uma área de descanso, ambas conectadas por uma "ponte", que comprime o ritmo e direciona a vista para a floresta. Como se as árvores exercessem uma certa inflexão, os volumes foram rotacionados sutilmente em busca de visuais e orientação solar para os diferentes espaços internos.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© César Béjar
Cabanas DSA / COA Arquitectura - Imagem 16 de 17
Corte
Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Pilar, Concreto, Viga
© César Béjar

As cabanas são um refúgio, e desde a entrada procuram transmiti-lo, de modo que o espaço se comprime no hall e se expande no estar. As mudanças de escala seguem tanto nos diferentes espaços como no percurso interno, enriquecendo a experiência.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© César Béjar

Por fim, algumas fogueiras entre as árvores, ecoam as paredes e confirmam o diálogo que as cabanas buscam estabelecer com a floresta.

Cabanas DSA / COA Arquitectura - Fotografia de Exterior
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tapalpa, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas DSA / COA Arquitectura" [Desarrollo DSA / COA Arquitectura] 19 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954724/cabanas-dsa-coa-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.