Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de ExteriorCentro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Imagem 3 de 41Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de InterioresCentro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de InterioresCentro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Mais Imagens+ 36

  • Arquiteto Responsável: Harald Gamrell
  • Arquiteto Responsável Projeto: Lars Olausson
  • Designer De Interiores: Jonas Hermansson
  • Gestão De Projeto: Johan Brendelökken
  • Engenharia Civil: Johan Lindkvist
  • Arquiteto: Veronica Sundqvist
  • Cliente: Gällivare kommun (Gällivare municipality)
  • Engenharia: Johan Lindqvist, civil engineer, Liljewall
  • Paisagismo: Marianne Hansson
  • Construção: WSP Byggprojektering
  • Engenharia Elétrica, Hvac, Energia / Clima, Construção Ambiental: WSP
  • Audibilidade: Tyréns
  • Artistas: Monica Edmondson, Britta Marakatt-Labba, Anders Sunna
  • Consultoria Geral: MAF Arkitektkontor
  • Prevenção Contra Incêndio: Brandskyddslaget
  • Cidade: Gällivare
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Exterior
© Anders Bobert

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gällivare, localizada ao norte do círculo ártico, é uma cidade que passa por uma transformação única. Dois centros irão se fundir quando a área vizinha de Malmberget for realocada para Gällivare como resultado do desenvolvimento da mineração. Por meio de diálogos com cidadãos e contato com o setor empresarial local e outras partes interessadas, o município estabeleceu uma visão para construir uma “cidade ártica de padrão mundial”. Liljewall contribuiu para essa visão com a criação do Kunskapshuset, que abrigará a escola secundária superior e os centros de educação de adultos do município. Usando a mina e os contornos da natureza como inspiração, a escola de seis andares foi projetada como um marco que conta a história da cultura regional. O design assimétrico decompõe a escala do edifício e confere um caráter arquitetônico duradouro e marcante.

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Exterior, Fachada
© Anders Bobert

Grande ênfase foi colocada na criação de um ambiente educacional flexível e atraente, equipado para mudanças futuras e necessidades de desenvolvimento. Kunskapshuset tem um perfil de madeira distinto através dos marcantes elementos internos e externos em madeira. A fachada destaca uma tradição de design e cria um senso de artesanato regional na cidade. Ela é construída em madeira laminada colada e vidro com pilares verticais de madeira que ficam na frente dos suportes de carga internos. Os pilares, todos com formas e cortes diferentes, foram colocados aos pares, criando formas variadas.

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Imagem 3 de 41
© Anders Bobert

Quando os transeuntes caminham ao lado da escola há uma impressão de variabilidade e ritmo. De certos ângulos, a escola é experimentada como sólida, enquanto de outros parece estar completamente envidraçada. Alunos, funcionários e visitantes entram no coração da escola por uma entrada acolhedora revestida de aço. Ela, por sua vez, se abre para um hall de entrada generoso com tetos incrivelmente altos, uma lareira crepitante e uma escadaria distinta, específica do local, que leva aos andares superiores com vistas deslumbrantes sobre as montanhas. As escadas são revestidas de aço corrugado escuro que é dividido com degraus feitos de blocos de carvalho. Na parte inferior do térreo, os degraus se transformam em assentos onde os alunos podem se divertir.

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Interiores
© Anders Bobert
Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Imagem 28 de 41
Planta
Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Anders Bobert

Muitos dos móveis fixos e alguns móveis soltos foram projetados e produzidos especificamente para Kunskapshuset. Por exemplo, uma mobília de assento específica foi projetada inspirando-se no padrão do antigo povoado Sami que formou a base para o projeto da escola. Os robustos bancos de madeira laminada colada têm um grande valor simbólico, que corresponde ao carácter geral do edifício. Durante o projeto, três artistas Sami selecionados foram contatados, cada um representando aspectos interessantes da cultura Sami.

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Interiores
© Anders Bobert

São eles o pintor Anders Sunna, a artista de vidro Monica Edmondsson e a artista têxtil Britta Marakatt Labba. Uma das peças é um grande molde de concreto com um padrão Sami circular que foi integrado em uma parte de mais de 21 metros das fachadas, e a outra é um poço de luz no hall de entrada. Era importante que as obras de arte fossem feitas para se tornarem parte do edifício - não apenas um acréscimo.

Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall - Fotografia de Interiores
© Anna Kristinsdóttir

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gällivare, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Educação Casa do Conhecimento / Liljewall" [House of Knowledge Education Center / Liljewall + MAF Arkitektkontor] 20 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953565/centro-de-educacao-casa-do-conhecimento-liljewall> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.