Torre Periscópica / OOPEAA

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 2 de 30Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 3 de 30Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 4 de 30Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 5 de 30Torre Periscópica / OOPEAA - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: OOPEAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anssi Lassila
  • Arquiteto Responsável: Anssi Lassila
  • Arquiteto Do Projeto: Kazunori Yamaguchi
  • Equipe : Juha Pakkala, Anne Kaivo-oja
  • Cliente: City of Seinäjoki
  • Construção: Students of SEDU
Mais informaçõesMenos informações
Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 3 de 30
© Anssi Lassila

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre Periscópica é uma estrutura de madeira que funciona como um mirante, convidando o visitante a construir um diálogo com a paisagem. A partir de um grande espelho a Torre Periscópica possibilita a todos aproveitarem as vistas do entorno, permitindo tanto subir as escadas e aproveitar a vista do lago e da paisagem a partir do deck, quanto ficar no térreo e aproveitar as vistas pelo espelho. 

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 24 de 30
Diagrama
Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 23 de 30
Diagrama

Confeccionada inteiramente de madeira, o edifício é composto de um core de CLT - madeira laminada colada -e uma estrutura externa autoportante de madeira. O core de CLT estrutura o grande periscópio, com escadas implantadas ao seu redor, cuja rota é uma experiência única que permite o registro de inúmeras vistas a partir das aberturas na estrutura. 

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 12 de 30
© Anssi Lassila

A torre é composta de três elementos pré-fabricados com a cobertura formando o quarto. As fachadas e as escadas são feitas de lariço, um tipo de madeira, enquanto os detalhes e as proteções são feitas de aço. A ideia era criar uma estrutura simples e de alta qualidade  de madeira, ressaltando o aprendizado e refletindo em um empoderamento e fortalecimento da comunidade local. 

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 27 de 30
Corte

A Torre Periscópica está localizada na margem de um lago artificial que foi construído no topo de uma montanha nas proximidades do centro da cidade de Seinäjoki. O lago artificial, conhecido como Lake Kyrösjärvi, foi criado com o objetivo de servir a três funções principais: para ajudar a manter as inundações nas planícies de Ostrobothnia sob controle, para gerar energia para a usina elétrica que atende a cidade de Seinäjoki e para formar um local atraente para uma nova área residencial a ser construída nas margens do lago. Os 120 mil metros quadrados de novas habitações serão construídos para fornecer casas para mais de 2000 pessoas. A Torre Periscópica é parte do projeto de paisagismo que redesenha as margens do lago, desenvolvido pela OOPEAA para a feira Seinäjoki Housing de 2016. Com a torre, o objetivo é ativar a área envolta do lago e criar uma área de recreação e lazer, servindo aos novos residentes, e também ao restante da cidade. Essa região será conectada a uma rede mais ampla de trilhas recreativas projetadas para serem acessíveis a todos.

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 5 de 30
© Anssi Lassila

A Torre Periscópica foi patrocinada pela Cidade de Seinäjoki e realizada em colaboração com a SWECO Seinäjoki e construída pelos estudantes de SEDU, uma escola vocacional local voltada para habilidades de construção civil. A torre também faz parte da área desenvolvida para a Feira Habitacional Finlandesa. A Torre Periscópica permanecerá aberta ao público para visitas também após o encerramento da feira.

Torre Periscópica / OOPEAA - Imagem 16 de 30
© Anssi Lassila

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Torre Periscópica / OOPEAA" [Periscope Tower / OOPEAA] 13 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952895/torre-periscopica-oopeaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.