Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 2 de 15Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 3 de 15Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 4 de 15Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 5 de 15Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Mais Imagens+ 10

  • Engenharia E Arquitetura Naval: Arup
  • Iluminação: Electrolight
  • Artista Obras Públicas: Stuart Green
  • Conformidade Bca: JMG Building Surveyors
  • Cliente: Perth Metropolitan Redevelopment Authority (MRA) e CPB (anteriormente Leighton) e Broad
  • Cidade: Perth
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 7 de 15
© Jacaranda Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arup Associates, trabalhando em colaboração com os engenheiros da Arup na Austrália, está celebrando a conclusão de uma elegante ponte para pedestres e ciclistas que atravessa a enseada do Rio Swan no centro de Perth, Austrália. A ponte é efetivamente uma porta de entrada para o distrito comercial central e sua forma curvilínea conecta visualmente o rio à cidade.

A ponte foi oficialmente inaugurada com uma iluminação de tirar o fôlego e uma exibição aquática mostrando a entrada do local como o coração do empreendimento. Uma característica arquitetônica marcante, a ponte estaiada de 22 metros de altura oferece vistas impressionantes de 360 graus do Rio Swan e do centro de Perth.

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 13 de 15
Corte

A ponte é central para o plano ousado do governo da Austrália para revitalizar o centro de Perth, Elizabeth Quay apresenta uma enseada impressionante de 27.000m² e calçadão de 15.000m², rodeada por uma mistura vibrante de escritórios, apartamentos, hotéis, lojas, bares e restaurantes. O projeto retorna o foco da cidade para o Rio Swan e fornece um destino marítimo de nível mundial para Perth.

A ponte para pedestres e ciclistas de 110 metros de comprimento permite o movimento contínuo ao redor do cais. Ele conecta a Ilha com a calçada oeste e Williams Landing, e também conecta a Ilha ao popular circuito recreativo de "pontes" ao redor do Rio Swan. Os visitantes da região agora podem correr ou andar de bicicleta pela ponte enquanto vagueiam pelos calçadões e exploram as muitas atrações oferecidas.

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 8 de 15
© Nick Birmingham

“É muito gratificante ver nosso projeto ganhar vida. Estamos extremamente orgulhosos de ter participado da entrega da ponte e de ser parte da transformação da orla do Rio Swan em Perth. É um projeto icônico que mudará para sempre a maneira como as pessoas desfrutam de uma das cidades mais vibrantes e diversificadas do país.”

– Alistair Avern-Taplin, Líder do escritório de Perth, Arup

A Arup foi contratada pela empreiteira Leighton Broad para projetar a ponte e trabalhou em estreita colaboração com a Metropolitan Redevelopment Authority para fornecer serviços multidisciplinares desde o projeto detalhado até a conclusão da construção.

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 6 de 15
© Jacaranda Photography

Dada a localização única, mas restrita, da ponte e a considerável mudança de nível necessária da altura livre para os navios, a equipe de arquitetos e engenheiros da Arup sabia que o projeto da ponte precisava ser mais longo e mais complexo do que uma simples "ponte em linha reta".

Em resposta, os arquitetos, usando ferramentas de projeto paramétrico, começaram a brincar com curvas complexas, alongando assim o caminho, enquanto os engenheiros desenvolveram um diagrama estrutural para espelhar essa proposta. Isso resultou no início de um projeto que ecoou o que a ponte precisava fornecer em termos de funcionalidade, enquanto incorporava curvas de design esteticamente atraentes, um caminho de fácil acesso e uma estrutura sólida.

O conceito do projeto foi impulsionado pelo desejo de ter uma forma simples, mas icônica, que respeitasse o plano diretor existente do cais, garantindo que a estrutura aproveitasse ao máximo sua localização espetacularmente única.

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 10 de 15
© Nick Birmingham

“A forma escultórica e única para a ponte estaiada apresentou um desafio de projeto interessante para o qual os engenheiros da Arup gostaram de criar soluções.”

– Alistair Avern-Taplin, Líder do escritório de Perth, Arup

Os arquitetos e engenheiros trabalharam juntos desde o início do projeto usando software de análise para criar eficiências na geometria dos arcos em relação à geometria do deck da ponte. Isso garantiu que as inclinações marcantes dos arcos fossem otimizadas em sua seção transversal com o suporte estrutural crítico que fornecem.

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 14 de 15
Elevação
Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 12 de 15
Planta

Nick Birmingham, arquiteto do projeto, Arup Associates, Londres, disse: “O deck feito de madeira local Jarrah ressoa fortemente com o contexto marítimo da Austrália Ocidental. Em contraste, as formas de aço paramétricas complexas, detalhes refinados de aço inoxidável e soluções de iluminação dinâmica impulsionam o projeto para o contexto contemporâneo."

Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates - Imagem 11 de 15
© Jacaranda Photography

A Arup está muito orgulhosa do que foi alcançado no projeto da ponte para pedestres e ciclistas Elizabeth Quay, e temos o prazer de apresentar ao público da Austrália Ocidental essa impressionante obra concluída.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perth WA, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Queen Elizabeth Quay / Arup Associates" [Queen Elizabeth Quay Bridge / Arup Associates] 10 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952842/ponte-queen-elizabeth-quay-arup-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.