Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 2 de 15Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 3 de 15Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 4 de 15Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 5 de 15Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Mais Imagens+ 10

Baalbek, Líbano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, CJC, Corona Renderer, Flos, OLIVARI, Sodamco, Vola
  • Paisagismo: Carl Gerges Architects
  • Cidade: Baalbek
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações
Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 6 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada de forma remota dentro da paisagem natural mais árida e histórica do Líbano, Villa Chams abraça a identidade de seu entorno desde a flora, até os templos romanos, e se apresenta como uma narrativa elementar.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 2 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects
Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 15 de 15
Planta
Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 7 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

À primeira vista, esta estrutura é posicionada horizontalmente, enquanto se mistura respeitosamente com as rochas, as opúncias, oliveiras e flora cuidadosamente preservada em um contexto montanhoso distante. Após uma inspeção mais detalhada, as paredes e pilares equidistantes são organizados em uma trama rudimentar, criando espaços introvertidos e extensões abertas.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 10 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

A piscina é pavimentada com um piso áspero, misturado com agregados minerais nativos, que emitem um efeito de conexão com a terra e massageiam os pés. Flutuando como um rio através de pilares de concreto, a água chega a um repouso suave por rochas limítrofes que levam a uma vista da vegetação e montanhas distantes e do céu.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 3 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

As salas são naturalmente revestidas com paredes de concreto e pedra, banhadas pela luz, emitindo um equilíbrio sensorial terroso. A sala de música e leitura se encontra em um nível abaixo do solo, o que torna ainda mais introvertido o espírito de sua função e abre o ambiente para uma visão ao nível dos olhos, envidraçada ao ar livre.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 5 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

O banheiro, iluminado através de uma clarabóia, é abraçado por uma pedra do chão ao teto e paredes refletoras de som que melhoram ainda mais a acústica da água. Em uma manifestação da natureza viva desta casa, certos materiais foram pensados para mudar a estética de suas cores com o desgaste natural do tempo.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 8 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects
Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 14 de 15
Corte AA
Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 4 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

A natureza sazonal de Baalabek acrescenta outra dimensão a este ambiente construído. Os dias secos e ensolarados podem ser desfrutados sob áreas sombreadas e entre as rochas, enquanto noites místicas geladas podem ser passadas olhando para as estrelas junto à lareira ao redor da piscina aquecida. Tocando em todos os elementos da terra, esta casa é meticulosamente projetada para emitir sentimentos de tranquilidade, em harmonia com as muitas camadas sensoriais da natureza, para um retiro solene.

Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects - Imagem 9 de 15
Cortesia de Carl Gerges Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Villa Chams / Carl Gerges Architects" [Villa Chams / Carl Gerges Architects] 15 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952815/residencia-villa-chams-carl-gerges-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.