Residência BT / Research Studio Panin

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 2 de 36Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 3 de 36Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 4 de 36Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 5 de 36Residência BT / Research Studio Panin - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10764 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BPK brick, SCG, Steel Metal Co., Ltd., TOA
  • Arquitetos Encarregados: Tonkao Panin, Tanakarn Mokkhasmita
  • Equipe De Projeto: Tanasab Apiwanarat
  • Cliente: Bunjong Thanapase, Phruet Thanapase
  • Engenharia: Yongyot Rotchaya, Bunyat Lertbussarakam
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 2 de 36
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em meio a paisagem tranquila de Roi-Et, uma província da região sudeste da Tailândia, está em um contexto que por si só já oferece uma sensação de retiro, o que se torna o objetivo desta residência. Concebida como um conjunto de espaços habitáveis inter-relacionados, seus proprietários pretendem que o local vá muito além. Não apenas uma casa para dois, um médico e sua mãe, mas também espaços que antecipam a futura família estendida. Assim, a casa precisa responder às diversas exigências da família Thanapase que prevê três gerações vivendo nela. 

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 3 de 36
© Spaceshift Studio
Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 35 de 36
Planta - Térreo
Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 7 de 36
© Spaceshift Studio

Como a região sudeste é conhecida por seu clima extremamente seco e quente, a casa precisava, antes de tudo, lidar com essas condições climáticas. A primeira pergunta que o arquiteto precisava responder era como acomodar estas exigências, mantendo a sensação de privacidade e tranquilidade que o contexto oferece.

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 4 de 36
© Spaceshift Studio

A decisão foi simples. Para contemplar as necessidades individuais e familiares, assim como se aproveitar do clima tropical, a casa se organiza como quatro ambientes vinculados por uma varanda aberta e camadas de elementos de proteção. Estes ambientes, embora unidos por sua organização linear, também são separados para deixar entrar luz e ar. Envolvidas por uma parede de tijolo "respirável" na frente e por uma fachada de malha de aço transparente na parte traseira, as vistas de dentro são sempre emolduradas para dar aos habitantes diferentes momentos de relação com a paisagem.

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 17 de 36
© Spaceshift Studio

 As camadas da fachada atuam como paredes protetoras, tornando a casa ao mesmo tempo fechada e livre.  Com estes envoltórios respiráveis, as atividades domésticas são sempre enquadradas pela presença da paisagem circundante, que se torna um pano de fundo para a vida dentro da casa.

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 19 de 36
© Spaceshift Studio

A casa está organizada em quatro principais ambientes interligados. Todos os espaços privados são vinculados por áreas familiares e coletivas. No entanto, alguns dos cômodos não são definidos por paredes, mas o perímetro desses quartos é difuso, permitindo o surgimento de usos espontâneos. Isso também ocorre entre os espaços interno e externo da casa. As aberturas são estratificadas de tal forma que a relação dos proprietários com a paisagem circundante pode ser ajustada ou escolhida, o que cria um jogo livre de luz e escuridão, o ar fresco, a brisa, assim como as vistas. 

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 29 de 36
© Spaceshift Studio

A casa foi projetada com uma sensação única de leveza, juntamente com as divisões sensíveis de seus elementos envoltórios que tornaram a casa acolhedora e ao mesmo tempo um santuário privado. Isto é alcançado através do uso de estruturas de aço que trabalham em conjunto com materiais contrastantes, como blocos de tijolos e elementos harmoniosos, como portas e janelas de malha de aço. Os blocos de tijolo e sua estrutura de aço na frente emprestam à casa sua simplicidade e que ressoa com o invólucro de malha de aço na parte de trás, transformando assim os materiais, de outro modo visualmente pesados, em algo leve e arejado.

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 31 de 36
Elevações - Norte e Sul

Antecipando mudanças, a casa tem que ser flexível o suficiente para fornecer uma estrutura para transformação futura. Esse simples equilíbrio não é fácil de alcançar. Se o projeto tivesse sido tão particular, a casa permaneceria firmemente fixada recusando quaisquer ajustes funcionais. Se o projeto tivesse sido solto, cada espaço poderia resultar em algo não-identificado, sem particularidades que lhe conferissem o sentido do lugar. 

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 27 de 36
© Spaceshift Studio

É somente através de uma cuidadosa antecipação que o projeto alcança o equilíbrio de ser enquadrado e livre. Materiais e elementos são configurados e montados com a linguagem pertinente aos usos atuais, criando um ambiente com caráter contemporâneo. É uma casa concebida a partir de uma estreita conexão entre as demandas internas e o contexto externo, criando um todo unificado que pertence tanto ao proprietário quanto ao lugar onde está situada.

Residência BT / Research Studio Panin - Imagem 25 de 36
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roi Et, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência BT / Research Studio Panin" [House BT / Research Studio Panin] 07 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952528/residencia-bt-research-studio-panin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.