Apartamento Vera / Casulo Arquitetura

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, CadeiraApartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, PiaApartamento Vera / Casulo Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Casulo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cristiana Bertolucci, Deca, Marmoraria Alvorada, NS Brazil, Samuel Lamas, reka iluminacao
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento da Vera possuía uma potencialidade cada dia mais difícil de ser encontrada nas grandes cidades: uma vista livre ao longo de todas as janelas. As visuais do apartamento apontam no horizonte para os eixos do Plano Piloto de Brasília e o projeto partiu da valorização dessa característica.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira
Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Imagem 26 de 26
Planta - Layout
Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Um dos três quartos do apartamento foi demolido, assim como todas as paredes da cozinha, formando junto à sala que já era ampla, um grande vão único. As estruturas que restaram após a demolição foram deixadas em concreto, em contraponto às paredes brancas. Um banco ao longo da maior janela - localizada no centro desse vão - foi moldado em concreto em loco, gerando um espaço de estar contemplativo daquele visual externo, ao mesmo tempo que serve de prateleira para os inúmeros livros, luminárias e objetos pessoais que a Vera possuía.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Madeira, Cadeira, Viga
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Nas janelas restantes foram posicionadas as bancadas da cozinha e da área de serviço de um lado, e a mesa do escritório de outro, permitindo que a moradora sempre tenha a possibilidade de trabalhar observando a vista. Todo o piso do apartamento, exceto das áreas molhadas, recebeu tábuas corridas de madeira ipê. O piso da cozinha, que contrasta com a marcenaria verde, foi feito em epóxi vinho e o piso dos banheiros em pedra escovada.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Um armário em lâmina de madeira vazado e suspenso foi posicionado por meio de estruturas de ferro entre a cozinha e o hall de entrada, permitindo um resguardo dos espaços sem que a passagem de luz seja interrompida. Todas as bancadas foram feitas em granito cinza escovado com a intenção de aproximar o material das estruturas de concreto propostas. Por se tartar de um grande vão integrado, importou ao projeto que todos os materiais se harmonizassem na vista do observador.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Mesa, Cadeira, Janela
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

A Vera é uma admiradora de arte e já possuía peças de artistas como Marcelo Solá e Geraldo de Barros e o projeto buscou incorporar e valorizar estes elementos desde o início. Na perspectiva da mesa de jantar, foi posicionada a grande tela de Solá. Os mobiliários de design deste mesmo espaço, a exemplo das cadeiras de Barros, foram garimpados em um antiquário local, com exceção do pendente da mesa, design de Cristiana Bertolucci.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Os banheiros também receberam particular cuidado, foi intenção do projeto levar a atmosfera do restante do apartamento para estes espaços. Para isso, foi desenhada uma bancada com a mesma lâmina de madeira natural usada na marcenaria, e optou-se por um revestimento similar ao da cozinha paginado de outra forma.

Apartamento Vera / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© Arthur Andrade e Bernardo Moreira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Vera / Casulo Arquitetura" 26 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952141/apartamento-vera-casulo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.