Residência Hasami / Jima Design

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de ExteriorResidência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores, Armário, EscadaResidência Hasami / Jima Design - Fotografia de InterioresResidência Hasami / Jima Design - Fotografia de InterioresResidência Hasami / Jima Design - Mais Imagens+ 17

Ikoma, Japão
  • Arquitetos: Jima Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kazushi Hirano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Koizumi, NISC COLOR, Sanwa, Takara Standard
  • Arquiteto Responsável: Satoshi Higashijima
  • Equipe De Projeto: Jima Design
  • Cidade: Ikoma
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Exterior
© Kazushi Hirano

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Hasami é uma casa projetada a partir do mote da diversidade espacial como objetivo. Em geral passamos muito tempo em uma gama limitada de projetos espaciais. As crianças crescem em caixas quadradas que são seus quartos e as salas de estar. Elas vão de casa para a escola para mais salas-caixas. Não há dúvida de que as crianças se sentem e agem melhor quando estão ao ar livre e sem restrições. Portanto, além disso, a criação de espaços que simulam um ambiente mais natural foi importante para o desenvolvimento desta casa. As paredes não são feitas em ângulos de 90° e algumas delas são até curvadas.

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores
© Kazushi Hirano
Residência Hasami / Jima Design - Imagem 18 de 22
Planta - Primeiro Pavimento
Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores
© Kazushi Hirano

As paredes não só são interessantes por si mesmas, mas também trabalham para criar espaços de forma inusitada para que a família possa aproveitar. A casa é essencialmente uma grande sala com estes espaços incomuns criados dentro dela. Com excessão do banheiro, não há outros ambientes individuais. Os espaços com formas incomuns e ausência de cômodos fechados dão ao cérebro das crianças uma visão e experiência diferentes daquelas às quais elas normalmente estão expostas em sua vida cotidiana.

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores, Armário, Escada
© Kazushi Hirano

Além disso, ao variar os materiais, ângulos, cores e dimensões das paredes, criou-se um ambiente que é física e mentalmente estimulante para manter a família saudável. Sabemos que precisamos movimentar nossos corpos para sermos fisicamente saudáveis e que precisamos exercitar nossos cérebros para evitar sua deterioração. Para aumentar o movimento físico, há uma parede de escalada para as crianças terem acesso ao segundo andar e um grande degrau elevado na área de estar. Os padrões de movimento dentro da casa são projetados para que haja mais de uma maneira de acessar as diferentes áreas, criando situações de escolha para nossos cérebros. As formas, cores e espaços incomuns intrigam o cérebro e representam um elemento de diversão à casa.

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores, Escada
© Kazushi Hirano

Finalmente, a família é proprietária de uma pequena fábrica que exporta tesouras artesanais de qualidade, por isso foi decidido que a tesoura seria o tema do projeto. Traduzindo "tesoura" em japonês, a casa se tornou a Residência Hasami. Desta forma, a casa é completamente original e tem um significado especial para a família. Olhando para o segundo pavimento, é possível identificar este motivo nos ângulos das paredes. Outras referências a ele também estão nos puxadores das portas personalizadas.

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores
© Kazushi Hirano
Residência Hasami / Jima Design - Imagem 22 de 22
Corte 02
Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Kazushi Hirano

O maior desafio na concepção deste projeto não foi apenas criar uma variedade de propostas espaciais que impressionassem os membros da família, mas também desenhá-las para que se conectassem umas com as outras. Uma casa normal é como uma caixa de brinquedos cheia de blocos de madeira empilhados uns sobre os outros, no entanto, aqui está uma residência cheia de cubos, esferas, cones e pirâmides. Conectar estas diferentes formas foi o maior desafio deste projeto. A obra completa é uma coleção única de espaços que permite aos membros da família ter uma sensação completamente diferente em qualquer espaço que eles escolham para passar seu tempo.

Residência Hasami / Jima Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kazushi Hirano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Hasami / Jima Design" [Hasami House / Jima Design] 13 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951294/residencia-hasami-jima-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.