Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates

Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, TijoloComplexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de ExteriorComplexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Interiores, TijoloComplexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, CercaComplexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Responsável: Ali Naqvi
  • Equipe De Projeto: M. Uzair Matin, Adnan Yamin, Waqas Junaid, Syed Danial Ali
  • Cliente: Fundação Educacional Salim Habib
  • Engenharia: Republic Engineering Corporation Private Limited
  • Paisagismo: Ali Arshad Associates
  • Consultores: Suhail Ahmed Associates, Hasnain Associates
  • Construtores: Ittefaq Group
  • Cidade: Toba Tek Singh
  • País: Paquistão
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi idealizado como uma instalação educacional moderna e um edifício referência, que atua como centro de conhecimento para a região e inspira os jovens a alcançar o ensino superior. O local está situado entre exuberantes pomares de tangerina, na cidade de Toba Tek Singh. O novo volume faz parte de um grande campus de educação e saúde, com 20 hectares (50 acres), que visa fornecer educação de qualidade para toda a região central de Punjab.

Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography

O programa compreende salas de aula, laboratórios de informática e ciências, uma biblioteca de dois pavimentos bem equipada com duas salas para seminários, além de escritórios administrativos e de docência, organizados em torno de um pátio central comum e multifuncional. O acesso pela fachada norte rompe o formato ortogonal do edifício, com uma abordagem convidativa ao ressaltar o volume com a sala de seminário e configurar um coletor de vento maciço que permite a ventilação natural. O pátio ergue-se verticalmente proporcionando uma conexão visual de todos os pavimentos e facilitando o fluxo de ar natural por todo o edifício. Um dossel de tecido translúcido flutua sobre o pátio, de forma a oferecer sombra contra a luz solar direta e contrastar a leveza etérea contra o peso da forma construída. As pontes de ligação, que cruzam o pátio, conectam todos os pavimentos e oferecem espaços de descanso e encontro informal para os alunos.

Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography
Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Imagem 25 de 25
Planta
Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, Cerca
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography

Um dos muitos desafios do local são as temperaturas extremas no verão, que fizeram necessário o isolamento do edifício, sem comprometer a qualidade da luz que ilumina o interior. Desta forma, uma fachada ventilada foi concebida nas faces sudeste e oeste do edifício, resfriando consideravelmente as temperaturas internas, mitigando o ganho solar e permitindo que o edifício tenha uma identidade única. Esta tela perfurada, construída com 690.000 tijolos vermelhos, é perfeita fusão da habilidade e tecnologia locais, projetada em resposta às intensas condições climáticas locais. 

Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography

O lote, localizado em uma pequena cidade rural, apresentou vários desafios, desde o acesso limitado a mão de obra qualificada, até a falta de materiais de construção avançados. Pisos de tijoleira pré-moldados e in loco foram amplamente utilizados ao longo da fachada de tijolos vermelhos. Para reduzir conscientemente a pegada de carbono, o edifício utiliza principalmente materiais manufaturados localmente, o que nos permite celebrar a arquitetura indígena e a linguagem tradicional. O processo de arquitetura foi motivado pela sensibilidade e uma abordagem consciente do clima, o que nos permitiu criar uma arquitetura que se destaca como um marco moderno, enquanto está firmemente enraizada em seu contexto.

Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Focus Art and Architecture; RDC Architectural Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Toba Tek Singh, Toba Tek Singh District, Punjab, Paquistão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Educacional Salim Habib / Ali Arshad Associates" [Salim Habib Education Complex / Ali Arshad Associates] 13 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951131/complexo-educacional-salim-habib-ali-arshad-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.