Casa Ribas / Estúdio MRGB

Casa Ribas / Estúdio MRGB

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 23

  • Arquitetos: Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Arte ofício, Chance, Deca, Evviva Bertolini, Hill House, Marmoraria Alvorada, Porinari, Raspatac, TG Technical Group, Vidromex
  • Arquitetos Responsáveis:Bruno Ribas, Igor Campos, Hermes Romão, Rodolfo Marques
  • Equipe De Projeto:Ana Orefice, Flávia Groba
  • Engenharia:Stumm Engenharia
  • Paisagismo:Ana Paula Roseo
  • Cidade:Brasilia
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Distante cerca de 20km do centro do Plano Piloto de Brasília, o projeto da Casa Ribas debruça-se em um lote de dimensões não muito generosas e apropria-se dele de modo a equilibrar da melhor maneira possível o binômio privacidade e convívio social.

© Joana França
© Joana França

Quatro empenas em concreto armado dispostas no sentido longitudinal e distantes em quinze metros ancoram, entre seus limites, dois pavilhões metálicos paralelos divididos por um pátio. A organização inicial deste partido estrutura a casa de modo a dispor, sobre a superfícies destas peças suspensas, espaços íntimos e, sob sua sombra, espaços coletivos. 

© Joana França
© Joana França
Planta
Planta
© Joana França
© Joana França

O pátio, elementro central na organização geral da casa, é disposto aqui de forma a trazer luz e vegetação panoramicamente aos espaços de convívio e de promover uma interlocução silente entre os dormitórios que pairam sobre o térreo.  

© Joana França
© Joana França

As empenas, para além de sua função estática na ancoragem dos vigamentos metálicos dos pavilhões, também possuem um caráter infraestrutural - ora abrigam serviços no pavimento térreo, ora circulações no pavimento superior. 

© Joana França
© Joana França
Corte
Corte
© Joana França
© Joana França

Pode-se dizer que o conjunto gerado pelas ações e interações de projeto resultam, portanto, em uma casa onde a reconfiguração de uma paisagem outrora inexistente seja suficientemente forte ao ponto de estabelecer diálogos, sejam estes mais silenciosos ou mais francos.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ribas / Estúdio MRGB" 01 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950467/casa-ribas-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.