Casa Cova / anonimous

Casa Cova / anonimous - Fotografia de ExteriorCasa Cova / anonimous - Fotografia de ExteriorCasa Cova / anonimous - Fotografia de Interiores, VigaCasa Cova / anonimous - Fotografia de ExteriorCasa Cova / anonimous - Mais Imagens+ 18

Puerto Escondido, México
  • Arquitetos: anonimous
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asari, Cemex, Chukum
  • Diretores De Projeto: Alfonso Jimenez, Bárbara Trujillo
  • Equipe De Projeto: Mónica Ochoa, Francisco Martínez, Ana Cristina Fernández, Lucrecia Brero, Joaquín Ríos
  • Mídia E Marketing: Maria Luisa Guzmán
  • Engenharia Estrutural: Adán Peñaloza
  • Construtora: Juan Carlos Steffanoni Construcción
  • Paisagismo: Ambiente Arquitectos Asociados
  • Iluminação : Foton Ltd, Martin Leal
  • Cidade: Puerto Escondido
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Puerto Escondido, México, a Casa Cova está situada em um terreno entre o Oceano Pacífico e a cordilheira de Oaxaca, com 100 metros de comprimento por 35 metros de largura, que está a apenas 70 metros da costa. O programa do projeto foi concebido como uma casa de férias para duas famílias, que envolveu a criação de dois conjuntos diferentes de dormitórios privativos que são conectados por meio de áreas de lazer comuns.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo
Casa Cova / anonimous - Imagem 20 de 23
Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

A casa é constituída por duas partes principais: uma grande área comum central e duas alas paralelas localizadas na lateral do lote que contém as suítes privadas. O grande volume central marca o acesso à casa, que possui duas entradas laterais criadas através de uma parede vazada ajudando a ventilar os espaços comuns e criando um padrão de luz dinâmico do anoitecer ao amanhecer. Este volume central é materializado em um espaço público multifuncional de pé-direito alto contendo uma sala de estar, uma área de jantar e um bar. O volume é coroado por uma 'palapa' de 30 metros de comprimento, uma técnica de cobertura regional feita de folhas de palmeira secas, que resfria as temperaturas tropicais até cerca de 23°C, proporcionando sombra e espaço para o calor sair pela parte superior da estrutura.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo
Casa Cova / anonimous - Imagem 23 de 23
Casa Cova / anonimous - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Rafael Gamo

Um sistema de paredes paralelas de concreto envolve as duas alas que abrigam os cômodos privados da casa. Cada uma dessas alas abriga três volumes. Cada suíte master tem sua própria visão emoldurada do horizonte do Pacífico. Os volumes são interligados por uma série de pátios abertos intertravados que criam as principais vistas e entradas das salas, além de possibilitar ventilação cruzada para que as temperaturas internas possam ser reduzidas. Todos os quartos privados e o volume central principal partilham a vista e o acesso, no centro, e uma piscina concebida como um conjunto de planos alternados, contendo zonas de lazer à sombra com vista para o oceano.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo
Casa Cova / anonimous - Imagem 22 de 23
Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

A casa foi projetada para funcionar no seu contexto natural, usando folhas de palmeira secas de origem local nas paredes e tetos, madeira "parota" para marcenaria e um respiro verde graças à vegetação regional de baixa manutenção escolhida para ajudar no paisagismo obtendo manutenção de baixo custo e dignificando o processo de envelhecimento da edificação. O uso do concreto na estrutura e nos acabamentos também atende às necessidades locais. A constante intensidade do sol e a salinidade do local exigem um material que envelhece sem a necessidade de muita manutenção.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo
Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior, Aido
© Rafael Gamo

A utilização de materiais orgânicos e concreto decorre também do fato da casa ter sido construída com técnicas artesanais regionais, que foram também utilizadas na decoração de interiores e na arte local exibida no projeto.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

A edificação também está estrategicamente elevada a 1,5 metros do solo, para evitar as inundações do conhecido "swell" que geralmente atinge esta área da costa de Puerto Escondido.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Os ambientes principais, as plantas interligadas e os tetos altos da "Casa Cova" buscam remeter às alturas alternadas das maciças câmaras das ruínas arqueológicas de Mitla, sobrepostas às passagens particulares menores comumente encontradas na arquitetura regional pré-colonial.

Casa Cova / anonimous - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cova / anonimous" [Casa Cova / anonimous] 29 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949958/casa-cova-anonimous> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.