Casa Golgota / Floret Arquitectura

Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, FachadaCasa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, JanelaCasa Golgota / Floret Arquitectura - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Floret
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O território «Caminhos do Romântico» na cidade do Porto (Portugal) apresenta características únicas, misturando casas burguesas com habitação popular, intercalando os jardins repletos de cameleiras e outras espécies exóticas com hortas e quintais mas também vários exemplares de arqueologia industrial. Uma parte importante destes percursos faz-se por vias que apresentam características marcadamente rurais, com muros altos das antigas quintas e pelas fontes, chafarizes e lavadouros. A nossa intervenção localiza-se num desses percursos, mais concretamente no percurso que vai do Gólgota até Massarelos, compreendendo pontos como a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Casa da Agustina Bessa-Luís e outras casas burguesas e bairros de operários. Todo o conjunto é envolvido por uma mancha densa de verde e o rio Douro, ao fundo, é um elemento omnipresente.

Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta, Viga, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Imagem 41 de 46
Planta - Térreo
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, Fachada
© Ivo Tavares Studio

A casa primitiva encontrava-se totalmente em ruína, tendo sido recuperada utilizando as técnicas e a linguagem arquitectónica convencional da época. A ampliação do edificado fez-se a uma cota mais baixa, tirando partido dos socalcos, recorrendo à madeira e ao betão, demarcando claramente em termos cronológicos a adição do original. Todos os muros do perímetro foram recuperados, tal como os muros de contenção dos socalcos, o mesmo se passando com o jardim tendo sido preservadas as espécies existentes e incorporadas outras que acordo da especificidade do local. A piscina foi projectada de forma a não alterar a orografia do terreno. O resultado global revelou-se bastante harmonioso, sendo que os novos elementos adicionados são praticamente invisíveis para quem circule pelos Caminhos do Romântico.

Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Imagem 45 de 46
Corte A
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Terraço
© Ivo Tavares Studio

O terreno estende-se por três socalcos voltados a nascente com um edifício com quatro pisos destinado à zona mais privada. Dada a pequena dimensão deste edifício, propos-se a ampliação da área através da introdução de dois novos elementos: um volume para extensão da área da habitação e uma piscina. O novo volume contempla áreas de uso mais público como o átrio de entrada, cozinha, sala e apoio da piscina. Surge implantado perpendicularmente ao edifício existente e é composto por dois pisos, estendendo-se para nascente acompanhando e relacionando-se a várias cotas com os socalcos existentes no  terreno, distribuindo desta forma as diferentes utilizações como as diferentes zonas de estar, percursos.

Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Ivo Tavares Studio
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Imagem 42 de 46
Planta - Pimeiro pavimento
Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Madeira, Viga, Dormitório, Armário
© Ivo Tavares Studio

Esta intervenção conseguiu conciliar as necessidades de uma família numerosa com as condicionantes resultantes da recuperação do património edificado respeitando a especificidade do lugar e do próprio Plano Diretor Municipal. A solução encontrada - a acoplagem de um corpo construído em madeira e vidro - permite ampliar a área habitável do edifício preservando a integridade da pré-existência e sem entrar em conflito com esta, ao mesmo tempo que permite uma comunicação plena e eficaz com o jardim. A escolha da madeira permite, de alguma forma, anular o peso da ampliação relativamente extensa que teve se executar, e diferenciar a intervenção contemporânea do edifício oitocentista.

Casa Golgota / Floret Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Golgota / Floret Arquitectura" 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949876/casa-golgota-floret-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.