Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects

Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 2 de 18Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 3 de 18Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 4 de 18Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 5 de 18Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Mais Imagens+ 13

Zakrit, Líbano
  • Arquitetos Responsáveis: Walid Ghantous + Patrick Mezher
  • Engenharia Estrutural: Elie Karam
  • Consultoria Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária: EAK Signature
  • Cidade: Zakrit
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 2 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro rico em história, o desafio deste projeto foi implantar uma nova e maior igreja sem ofuscar a capela menor do século XVIII com sua estrutura abobadada de pedra calcária. Reconhecendo o valor histórico e a proeminência da vizinha, a nova igreja adota humildemente um perfil baixo na entrada que sobe gradativamente à medida que atinge a parede do altar.

Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 3 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi
Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 15 de 18
Planta - Situação
Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 7 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi

A nova igreja constitui simultaneamente um cenário e um anfiteatro externo que destaca e integra o antigo volume nos rituais das cerimônias sagradas. Com uma altura interior que varia de 3 a 10 metros, a igreja permite uma experiência espacial transcendental que é realçada por uma grande claraboia localizada no vértice onde uma luz noturna de intensidade variável atinge a parede posterior acima do altar e cria a atmosfera da Igreja.

Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 12 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi

Uma cruz é esculpida nesta grande parede como uma impressão negativa que abre a igreja para a luz do sol nascente no leste. A cobertura da igreja, um anfiteatro ao ar livre que desce em cascata até o edifício histórico, está suspensa entre dois esqueletos monolíticos de concreto aparente, pontilhados por duas grandes oliveiras, prontas para serem cobertas por camadas de trepadeiras.

Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 14 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi

Erguendo-se no meio do pátio um sino de aço, entre a estrutura de concreto e a capela de pedra calcária, inserido no centro da cruz. Porém, acima de tudo, a antiga capela continua sendo a protagonista que define a nova igreja.

Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects - Imagem 4 de 18
© Karam Morcos, Majd Achi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zakrit, Líbano

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Saint-Charbel / BLANKPAGE Architects" [Saint-Charbel Church / BLANKPAGE Architects] 24 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949744/igreja-saint-charbel-blankpage-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.