Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 2 de 19Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 3 de 19Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 4 de 19Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 5 de 19Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Mais Imagens+ 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. No outono de 2011, o Projeto Niafourang viajou para a pequena vila costeira na região de Casamance, no Senegal. A população de Niafourang possui cerca de 300 habitantes. A aldeia é carente, com uma alta taxa de desemprego. Hilde Huus-Hansen lidera uma organização sem fins lucrativos; Amigos de Niafourang, que trabalha com o objetivo de melhorar as condições dos jovens locais e criar oportunidades de trabalho na aldeia.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 7 de 19
Cortesia de Project Niafourang

Em dezembro de 2010, Hilde entrou em contato com três estudantes de arquitetura da NTNU. Ela pretendia construir um Centro Juvenil na aldeia, que abrigaria uma sala de informática, uma biblioteca e uma sala multiuso. A intenção era criar oportunidades, empregos e desenvolver a aldeia. Um aspecto importante do projeto foi envolver a comunidade local nas fases de construção e planejamento, de modo a criar um senso de propriedade e orgulho na construção resultante.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 8 de 19
Cortesia de Project Niafourang

O trabalho começou logo após a chegada dos colaboradores em Niafourang e durou intensas 10 semanas. Não há eletricidade na aldeia, portanto, além do uso de uma furadeira movida a bateria, nenhum dispositivo elétrico foi usado. Houve um grande entusiasmo em torno do projeto e toda a aldeia participou do trabalho voluntário. Tais estratégias foram essenciais para a conclusão do edifício no prazo limitado e muito importante para a perspectiva de futuro dos edifícios locais.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 9 de 19
Cortesia de Project Niafourang

As paredes do volume foram construídas com blocos de areia comprimida e uma pequena quantidade de cimento. Os blocos foram prensados manualmente usando uma máquina local com areia retirada de uma vala próxima. As janelas foram posicionadas com peitoris baixos e molduras profundas, para que possam ser usadas como bancos. Suportes de aço foram soldados em uma vila próxima e apoiaram a construção da cobertura. O telhado de alumínio corrugado possui um grande beiral, de forma a evitar que a chuva entre no edifício, além de promover áreas com sombra para relaxamento.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 16 de 19
Elevação 01

Sob a cobertura saliente, uma faixa de concreto envolve o edifício, criando uma plataforma sombreada. A cobertura se estende de forma a incluir um segundo pavimento fora da extremidade das paredes da sala polivalente. O segundo pavimento é acessível por uma escada externa e funciona como uma extensão da biblioteca, da sala de computadores ou da sala polivalente. Ripas de madeira angulares funcionam como cortinas, protegendo a entrada de chuva e a luz solar direta.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 17 de 19
Elevação 02

O Centro Juvenil já está em uso e esperamos que ele contribua para um desenvolvimento positivo em Niafourang. A expectativa é que o processo de construção e planejamento de 10 semanas tenha inspirado tanto a comunidade local, quanto nos inspirou.

Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang - Imagem 15 de 19
Cortesia de Project Niafourang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Niafourang, Senegal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Juvenil em Niafourang / Project Niafourang" [Youth Center In Niafourang / Project Niafourang] 24 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949571/centro-juvenil-em-niafourang-project-niafourang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.