Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, CadeiraApartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, CadeiraApartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraApartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Mais Imagens+ 9

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  73
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Century Estofados, Cerâmica Casagrande, Club Mobili, Coifatec, Dada kitchens, Marmoraria Modular, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Gabriel Bordin
  • Equipe De Projeto: Fabiano P. Brescovit, Fernanda Sa, Gabriela Vilani, Lucas K. Ranzan
  • Cliente: WKoerich Imóveis
  • Cidade: São José
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fabio Júnior Severo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio 1004 foi encomendado pela construtora do empreendimento K-Platz. A planta de 73m² , apenas com banheiros, cozinha e serviço em posições pré-definidas foi uma tela em branco onde tivemos a liberdade de explorar sua espacialidade e imaginar o perfil dos futuros moradores. O projeto foi pensado para um casal jovem que demanda um espaço de uso diversificado (descanso, receber amigos e trabalhar), fluido e sem excessos. Com inspiração nos cânones e estética modernista traduzidos às necessidades contemporâneas, optamos por tirar partido da planta livre estabelecendo poucas barreiras físicas na separação de ambientes.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira
© Fabio Júnior Severo
Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Imagem 14 de 14
Planta
Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Cadeira
© Fabio Júnior Severo

A área social e a íntima vivem em relação de simbiose. Evidenciamos esta característica em alguns pontos: o primeiro é a grande mesa flutuante em Mármore Matarazzo, esta serve ao jantar e ao home office. Ao eliminar a necessidade de dois móveis distintos, ela enfatiza o senso de integração e unidade do estúdio. Seu desenho leve respeita as características dos ambientes e suas funções específicas. A porta que eventualmente separa o setor social do íntimo, se molda ao desenho da mesa, isolando o quarto e o home office quando os usuários desejarem.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Fabio Júnior Severo

A divisão de setores é demarcada por dois pilares longitudinais no centro, o revestimento em concreto polido enfatiza seu caráter estrutural. Outro recurso de integração que deriva desses elementos é o rack e a tv do estar. Quando a porta de correr está totalmente aberta, a tv sustentada por um braço articulável, rotacional, podendo servir ao jantar, home office e quarto, nessa configuração o rack se torna um móvel de apoio situado entre estar e dormitório.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fabio Júnior Severo

O closet construído entre o dormitório e o banheiro se abriga entre as poucas paredes erguidas em nossa intervenção. As outras foram: a parede do lavabo junto à porta de acesso, alongada a fim de criar um pequeno hall de entrada, assim como a parede da lavanderia que se estende até o início da cozinha para ocultar o maquinário sem a necessidade de uma porta, conservando o fluxo livre entre os dois ambientes.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Fabio Júnior Severo

As superfícies claras das paredes em 'Branco Cru' e cortinas de linho soltam as áreas de lazer e descanso do apartamento. O estar nasce da 'Manta Abstrata Vermelha' (Estúdio DaDA) que empresta suas formas e cores ao espaço, além de se tornar um ponto focal que pode ser visto de quase todos os ambientes. O sofá curvo, tapete redondo, a icônica poltrona Womb em roupagem 'verde floresta' e a orgânica mesa de centro despojam as linhas retas da construção. As funcionalidades ficam nos perímetros e se distinguem pela tonalidade cinza chumbo dos móveis planejados e parede - uma forma de delimitar espaço sem barreiras físicas.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fabio Júnior Severo

A cozinha divide a parede de fundo com a sala de estar, seu monobloco cinza a separa visualmente num jogo de luz e sombra. O carro-bar em serralheria, em sua extensão, abriga a área de cocção de forma mais solta.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Fabio Júnior Severo

O resultado é um estúdio minimalista, que para além de modismo, proporciona espaços funcionais aliados à uma ‘decor‘ de personalidade e afetiva, onde os objetos e mobília são escolhidos com mais cuidado, com ênfase para sua qualidade, durabilidade, história e significado.

Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada, Iluminação, Banheiro, Bacia Sanitária
© Fabio Júnior Severo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São José - Barreiros, São José - Santa Catarina, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento UN 1004 / Studio Gabriel Bordin" 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948310/apartamento-un-1004-studio-gabriel-bordin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.