Apartamento Blue and Glue / HAO Design

Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 2 de 25Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 3 de 25Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 4 de 25Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 5 de 25Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos de interiores: HAO Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hey! Cheese

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço integrado para a vida familiar

Jovens casais têm sido obrigados a mudar de hábitos depois da chegada dos primeiros filhos. Isso porque muitos cafés e bistrôs, que antes pareciam uma extensão de sua própria casa, estão se tornando “zonas livres de crianças”. Pensando nisso, nossos clientes decidiram transformar seu novo apartamento em um espaço onde eles pudessem trabalhar ao mesmo tempo que seus filhos se divertissem. Desta forma, o projeto do apartamento Blue and Glue em Kaohsiung, Taiwan, busca equilibrar tanto as necessidades das crianças quanto os anseios deste jovem casal.

Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 4 de 25
© Hey! Cheese

A beleza de um estilo de vida familiar

Lucas e Kelly são apaixonados pela culinária; eles se conheceram durante uma viagem ao exterior. Agora, casados e com duas filhas adoráveis, eles decidiram se estabelecer em Kaohsiung. As crianças ainda são muito pequenas para ir para a escola e portanto, nossos clientes pensaram em um espaço de cozinha integrado com a sala para que eles pudessem observar as crianças enquanto cozinham. A sala de estar, que serve também como sala de jogos para as crianças, conta com dois sofás e mobiliário com alturas reduzidas e cantos arredondados para reduzir os riscos de acidentes domésticos e proporcionar uma melhor visibilidade. Um forro de madeira em um dos cantos da sala serve como elemento de definição do espaço, sem criar nenhuma espécie de barreira física—não por enquanto. Quando as crianças forem maiores, este espaço poderá ser fechado e transformado em uma sala de leitura semelhante a uma biblioteca. Desta forma, uma vez no interior do apartamento, é possível ter uma perspectiva completa das áreas de convívio e um maior controle sobre tudo aquilo que acontece no coração da casa. Além disso, uma série de pequenos elementos foram inseridos para que os pais possam descansar enquanto observam as crianças, sentados em um assento embutido na janela da sala ou no espaço aconchegante que define o pequeno escritório do casal.

Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 22 de 25
© Hey! Cheese
Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 25 de 25
Planta
Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 21 de 25
© Hey! Cheese

Construindo uma casa aconchegante ao redor da cozinha

A cozinha e a sala de jantar é, sem dúvida, o coração da casa e a alma de uma família. Isso não é diferente na vida deste jovem casal, ambos cozinheiros de mão cheia. A partir de nossas conversas iniciais, buscamos projetar um espaço que se adapta-se à ambas personalidades, criando um ambiente moderno e integrado onde utilizamos ladrilhos hidráulicos pretos para combinar com o concreto aparente do forro da cozinha. Complementando esta paleta de materiais mais industriais, optamos por utilizar madeira no piso e nos móveis da sala, proporcionando uma sensação mais aconchegante aos espaços de convívio da casa. A paleta de materiais utilizada tanto na cozinha quanto na sala de jantar variam em diferentes tonalidades de azul, criando uma sensação de continuidade que permeia todos os ambientes da casa. A porta da cozinha foi executada em chapa perfurada, aonde é possível pendurar alguns utensílios de cozinha além de permitir uma ventilação natural constante dos espaços interiores.

Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 5 de 25
© Hey! Cheese
Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 2 de 25
© Hey! Cheese

Recantos que estimulam a criatividade

Para estimular a criatividade das crianças, criamos uma série de esconderijos secretos em toda a casa, fazendo dos espaços de convívio um terreno fértil para a sua imaginação. Essa atmosfera lúdica é complementada por uma pintura com as cores da Lego no hall de entrada, que incentiva a sensibilidade das crianças em relação às cores. Somando-se a isso, incorporamos uma parede “quadro-negro” para que elas possam desenhar e rabiscar livremente. No quarto das crianças, também optamos por evitar um tratamento mais convencional em relação à cor. Decidimos utilizar cores vibrantes e neutras em tons de azul, verde e amarelo, as quais combinam perfeitamente com o cinza suave das paredes de concreto. Com isso, criamos um espaço divertido, colorido e ao mesmo tempo calmo e sereno. No desenho de mobiliário utilizamos gavetas e prateleiras com formatos especiais que conferem ao espaço efeitos visuais interessantes. Desta forma, os móveis não apenas atendem as necessidades esperadas de um espaço de armazenamento, mas também proporcionam uma oportunidade para que as crianças se expressem através da organização de seus pertences pessoais. À medida que elas forem crescendo, estes nichos serão preenchidos por outros tipos de brinquedos, transformando o espaço de acordo com seus gostos e personalidades. Da mesma forma que os pais continuarão trabalhando na mesma cozinha, porém reinventando suas próprias receitas de acordo com suas novas inspirações.

Apartamento Blue and Glue / HAO Design - Imagem 15 de 25
© Hey! Cheese

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kaohsiung City, Taiwan (RC)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Blue and Glue / HAO Design" [Blue and Glue / HAO Design] 26 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948095/apartamento-blue-and-glue-hao-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.